Connect with us

Hi, what are you looking for?

TV e Cinema

Canal Brasil vai exibir filmes estrangeiros no In-Edit Brasil

O Canal Brasil exibe, a partir desta terça-feira (9), os destaques do In-Edit, primeiro festival dedicado exclusivamente ao gênero do documentário musical no país. Antes de cada exibição, o ex-titã Paulo Miklos revela curiosidades do filme a ser apresentado. Pela primeira vez, a mostra conta com premiadas obras internacionais.

Na abertura da Mostra In-Edit Brasil, vai ao ar o aclamado Procurando Sugar Man (2012), que conta a curiosa história de Sixto Rodríguez, um obscuro cantor norte-americano. Ao longo dos próximos dois meses, Sonita, uma Rapper Afegã (2016) também será exibido na mostra.

Entre os destaques brasileiros da In-Edit Brasil, que seguem sendo maioria programação, a mostra conta com a estreia na TV de Fevereiros (2017), de Marcio Debellian.

Advertisement. Scroll to continue reading.

É Tudo Verdade

Ainda este ano, o canal terá produções estrangeiras exibidas em outras duas faixas. Em setembro, estreia a nova temporada de É Tudo Verdade, que exibe os destaques do festival de documentários homônimo.

Este ano, apresenta, além de títulos brasileiros, os filmes estrangeiros Fogo no Mar, de Gianfranco Rosi; A Juíza, de Betsy West e Julie Cohen; Eu Não Sou Seu Negro, de Raoul Peck; e O Equilibrista, de James Marsh.

Em outubro, estreia no canal uma nova faixa dedicada aos filmes latinos com títulos como Truman, de Cesc Gay; O Abraço da Serpente, de Ciro Guerra; O Segredo dos Seus Olhos, de Juan José Campanella; Medianeras, de Gustavo Taretto; e Tese Sobre um Homicídio, de Hernán Goldfrid.

Para os filmes estrangeiros, o Canal Brasil mantém a mesma criteriosa curadoria, trazendo para a TV filmes premiados em festivais e que dificilmente são exibidos em outros canais.

Advertisement. Scroll to continue reading.

MOSTRA IN-EDIT
Estreia: Terça, dia 9/7, às 20h
Horário: Terças, às 20h

Filmes de julho do In-Edit Brasil

Procurando Sugar Man (2012) (75’)

Horário: Terça, dia 9/7, às 20h
Direção: Malik Bendjelloul
Classificação: 14 anos

Sinopse: A história de Sixto Rodríguez poderia ser como a de muitos outros artistas cujas carreiras não decolaram.

Desconhecido pelas plateias americanas, o compositor lançou dois discos de pouco apelo, fez shows nada memoráveis e terminou por desistir dos palcos.

Ignorado em sua terra natal, o cantor tornou-se, no entanto, um ícone na África do Sul, com álbuns disputados em tempos de censura no apartheid e ganhou contornos míticos depois de um suposto fim trágico.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Fascinado por esse curioso caso, o diretor sueco Malik Bendjelloul saiu em busca do paradeiro do músico nesta obra vencedora do Oscar de melhor documentário estrangeiro em 2013.

O Fabuloso Zé Rodrix (2017) (82’)

Horário: Terça, dia 16/7, às 20h
Direção: Léo Côrtes
Classificação: 12 anos

Sinopse: O cineasta Léo Côrtes adapta para o cinema a biografia homônima escrita por Toninho Vaz. O documentário costura memórias de quem conviveu com esse plural artista da nossa história.

Os depoimentos reforçam a genialidade dessa figura ímpar, autodidata e fluente em diversas línguas e habilidoso em instrumentos de técnicas distintas como piano, acordeão, flauta, bateria, saxofone, trompete e violão.

Imagens de acervo remontam a carreira do compositor, lembrando sua participação com o grupo Momento4uatro ao lado de Edu Lobo, Marília Medalha e o Quarteto Novo no 3º Festival da Música Brasileira.

Advertisement. Scroll to continue reading.

A apresentação com Elis Regina no Festival da Canção de Juiz de Fora ao som de Casa de Campo, considerada expoente do rock rural. Além de sua colaboração nos arranjos de Secos & Molhados, disco de estreia do conjunto homônimo, e a aproximação com o punk no grupo Joelho de Porco.

Uma Noite em 67 (2010) (86’)

Horário: Terça, dia 23/7, às 20h
Direção: Renato Terra e Ricardo Calil
Classificação: Livre

Sinopse: A estreia do publicitário Renato Terra e do jornalista Ricardo Calil na direção é marcada por uma viagem de volta a momentos que se tornaram simbólicos no cenário cultural nacional: a noite de 21 de outubro de 1967.

Na ocasião, no Teatro Paramount, em São Paulo, jovens cantores e uma plateia superativa aguardavam com ansiedade a final do 3º Festival de Música Popular Brasileira da TV Record.

Mesclando imagens históricas e depoimentos atuais, os diretores conseguem reconstruir o clima da era dos festivais.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Diante de um público apaixonado – e sem qualquer censura quanto às manifestações entusiasmadas favoráveis ou contrárias aos artistas –, desfilam nomes que, posteriormente, se transformariam em ícones: Chico Buarque, Edu Lobo, Roberto Carlos, Sérgio Ricardo, Gilberto Gil, o conjunto MPB 4 e os Mutantes.

Rogério Duarte – O Tropikaoslista (2015) (88’)

Horário: Terça, dia 30/7, às 20h
Direção: José Walter Lima
Classificação: 12 anos

Sinopse: Rogério Duarte é uma personalidade multifacetada da cultura brasileira. Artista gráfico, compositor, professor universitário, produtor cultural, escritor e filósofo, possui uma rica história de vida e opiniões fortes.

José Walter Lima convida o próprio intelectual para narrar um pouco de sua história e contar sobre os gloriosos feitos.

Um dos principais responsáveis pelo surgimento da Tropicália, o protagonista concede depoimentos especiais para sua cinebiografia enquanto o roteiro recorda cliques de arquivo e imagens de trabalhos notáveis.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Posts relacionados

Gringolândia

Sixto Rodriguez, famoso pela música Sugar Man, morreu nesta quarta-feira (9) aos 81 anos. Sua morte foi comunicada através de seu site oficial, que...

TV e Cinema

Janeiro já começa com várias estreias imperdíveis no Star+. Da nova temporada de This Is Us aos filmes Fédro e O Último Duelo, passando...

TV e Cinema

Na sexta (12) estreia exclusivamente no Disney+ a versão reimaginada da franquia Esqueceram de Mim. Confira quatro bons motivos para assistir.

TV e Cinema

A Netflix preparou um pacotão de ótimas estreias para novembro. Da série live-action de Cowboy Bebop até dois filmes bem aguardados: Alerta Vermelho e...

Advertisement

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos