O que você está procurando?

Por Trás de Meus Olhos - Lucas Cronrraça

Crítica | Milagre na Cela 7 (alerta máximo de spoilers)

De produção turca, Milagre na Cela 7 tem sido muito bem recebido na Netflix. O longa já ocupa um lugar no top 10 da plataforma. O filme conta a história de Memo, um homem com deficiência intelectual, que é preso injustamente.

A influência de um poderoso

Memo (Aras Bulut Iynemli) mora em um vilarejo com sua avó Fatma (Celile Toyon Uysal) e a filha Ova (Nisa Sofiya Aksongur). Mesmo com suas limitações, não deixa de manter sua rotina. Desastrosamente Memo se envolve em um acidente que resulta na morte da filha de um influente comandante do exército, que o obriga a assinar um termo que o declara “saudável”.

Diante das acusações, é preso em uma prisão comum. Pelo suposto crime praticado acaba não tendo uma boa recepção pelos veteranos da cela 7, excluindo o personagem do convívio, mas que outrora passam a protegê-lo dentro da prisão e acreditam em sua inocência.

Continua depois da publicidade

Sem saída

Quase no fim do filme, acontece o julgamento. Onde não há provas para inocentar Memo, que é condenado à morte por enforcamento. Sabendo da decisão da justiça, os amigos de cela conseguem levar Ova para ver o pai, que interage com todos os presos, dentre eles Yusuf, um detento enigmático.

Em sua saída, Ova diz que achou uma testemunha para Memo, o que o salvaria da morte. Mas mesmo achando a testemunha e tendo a declaração, não é possível salvá-lo por culpa do comandante. Em síntese, ele não aceitou a morte de sua filha e está disposto a culpar alguém.

A beleza da inocência

Em uma cena emocionante, Memo se despede de seus amigos e “é enforcado”. Ao que tudo indica, parece ser o fim da trama (o que acho que deveria ter sido), mas repentinamente acontece o inesperado. Acontece que dias antes do enforcamento, os prisioneiros da cela 7 e funcionários da penitenciária tramaram um plano de fuga para Memo.

Graças a Yusuf, o detento misterioso que estava preso por ter assassinado sua filha. E segundo Hafz, um tipo de guia espiritual da cela, o único perdão cabível seria ajudar uma criança. Assim, Hafz é sentenciado no lugar de Memo, que foge com Ova em um navio para fora do país.

Continua depois da publicidade
https://www.youtube.com/watch?v=C8Tal1RHJcM

Notas sobre o Milagre da Cela 7

O filme é mais um daqueles que te faz chorar do início ao fim, que revolta ao ver tanta injustiça. Os personagens principais (Memo e Ova) tiveram uma atuação ímpar, conseguiram passar toda a sensibilidade e inocência que possuíam. Tudo que foi elucidado pode ser considerado um reflexo de nossa sociedade.

O filme destaca a desigualdade social, onde quem tem poder faz o que bem entender. Em resumo, deixando os mais pobres e vulneráveis sem direito de fala, silenciando. Se não fosse o “final feliz”, acredito que as questões levantadas teriam sido melhor representadas.

Continua depois da publicidade

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos