Nossas redes

O que você está procurando ?

Star Wars
Star Wars

TV e Cinema

May 4th: o legado de Star Wars no rock

Entre diversas adaptações para televisão, cinema, quadrinhos e produções multi-plataforma, a franquia Star Wars emociona gerações desde sua trilogia original, produzida entre 1977 e 1983.

Todavia, mesmo décadas após sua estreia, a saga continua motivando fãs a serem criativos. Star Wars segue transformando a forma como idealizamos heróis, as noções tênues entre o bem e o mal e entretendo com boas histórias que trazem mensagens importantes.

Mas estas não são as únicas coisas que a franquia nos ensina. Através de seu universo cinematográfico, explorou possibilidades infinitas.

Publicidade

Os recursos visuais diversos, formando cenários impecáveis, respiram e inspiram arte. A forma como a tecnologia é aproveitada na franquia só engrandece sua jornada.

Suas trilhas sonoras, marcadas por compassos marcantes e cheios de simbolismos, conquistaram os músicos ao redor do mundo. Mais do que canções em um filme, tornaram-se hinos de resistência, honra e vigor.

Em toda sua história, a franquia inspirou uma ampla gama de criações. Por isso, listamos algumas obras inspiradas em Star Wars que podem te surpreender. May the force be with you!

Entendendo as origens

Vamos partir do começo. Por que essa trilha é tão importante?

Publicidade

Inicialmente, George Lucas idealizava um filme com músicas clássicas, permeando as ideias de Stanley Kubrick em 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968). Felizmente, sua direção artística ganhou um realizador que conferiu o toque de autenticidade que faltava.

O compositor John Williams não só criou uma das maiores trilhas sonoras do cinema em Star Wars. Ele também produziu um dos pilares mais fortes da franquia. Desde 1977, o compositor esteve envolvido em todos os filmes das três trilogias.

Com referências a Mozart, Tchaikovsky e Stravinsky, Williams inovou em suas composições. Como resultado, a trilha de Star Wars é uma das mais populares do mundo, homenageada constantemente em inúmeras apresentações monumentais.

A inteligência musical está na transmissão de emoções. A intrínseca relação entre seu ritmo e instrumental intenso com os acontecimentos da história torna a experiência única.

Publicidade

Musicalmente, podemos dizer que Star Wars têm uma das narrativas mais fortes do cinema. Sua estrutura vai além do convencional, inspirada em obras que marcaram a história da música.

Star Wars na música

Entretanto, não é só de música clássica que vive a saga. Como dissemos anteriormente, Star Wars inspirou infinitas possibilidades artísticas. Na música, isso refletiu nas obras de vários artistas contemporâneos. Entre eles, uma boa galera do rock! Confira nossa lista:

Jamiroquai

Os britânicos do Jamiroquai são fãs declarados da saga! Com seu funk jazz de intempéries alternativas, divulgaram muitas obras com estética espacial. Em Travelling Without Moving (1996), a banda lançou como música-título a faixa Use The Force. Não precisamos dizer mais nada, certo?

Queens of the Stone Age

No EP The Split CD (1995), que une o Queens of the Stone Age e Beaver, o QOTSA também deixa suas homenagens. A faixa These Aren’t the Droids You’re Looking For é inspirada na fala homônima de Obi Wan Kenobi, declarada no primeiro filme da saga.

Publicidade

Sarlacc

O duo grindcore Sarlacc escreve apenas músicas sobre a franquia. A inspiração singular conduziu várias criações, entre elas, a de seu último disco, Rule Of Two (2015), que contém várias referências a diferentes pontos da saga.

The Senate

No debute musical do grupo australiano, decidiram lançar um álbum bem especial. Tales From A Galaxy Far, Far Away (2017) homenageia personagens e relembra grandes pontos do enredo no estilo deathcore.

Nerf Herder

Esses pop-punkers foram longe demais na adaptação. Com direito a um clipe inspirado nos letreiros da saga, Nerf Herder também proclamou seu amor pela saga através da música. I’m The Droid (You’re Looking For), de 2016, é um ótimo exemplo desse nerdcore rebelde.

Star One

Quer mergulhar ainda mais no universo geek? Então confira Space Metal, o álbum criado pela banda de metal progressivo Star One em 2002. Formado por membros do Symphony X e Nightwish, a banda é um projeto sci-fi com referências diversas a filmes, livros e séries. Entre várias referências, na faixa Master of Darkness, fica bem claro de quem estamos falando.

Publicidade

Tenacious D

Por último, mas não menos importante, trouxemos o Tenacious D! EM 2012, a dupla cômica revelou Deth Starr, uma faixa que “claramente” não tem nada a ver com a franquia Star Wars. Afinal, só a fonética das faixas é parecida. Vocês vêm alguma relação?

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

Especiais

A banda de indie pop norte-americana The Aces revelou, na última sexta-feira (28), o quarto single de seu terceiro álbum de estúdio, I’ve Loved...

TV e Cinema

Engenharia do Cinema Desde o final de “Star Wars Episódio 3: A Vingança dos Sith“, muitos se perguntaram como estava a vida de Obi-Wan Kenobi,...

Especiais

Veterana do rock alternativo dos EUA, a banda Spoon lançou recentemente o seu décimo álbum de estúdio, Lucifer On The Sofa. O disco é...

BR

A banda catarinense Os Remanescentes prepara seu novo álbum de estúdio, Ficha Suja, que deve chegar entre novembro e dezembro. Enquanto isso, eles divulgaram...

Publicidade

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos