Nossas redes

O que você está procurando ?

TV e Cinema

Trailers de Mulan mostram personagem feminista e cheia de desafios

Existem várias princesas da Disney, fica difícil até contar quantas são, já que cada hora surge mais uma! Todavia, as clássicas continuam mais do que vivas, algumas ganham até formas em produções na vida real. Este é o caso da história de Mulan, que ganhou live-action com estreia prevista para março deste ano (2020).

“É fácil para mim, desistir de minha vida, mas é muito difícil de desistir da mulher que eu amo”.

Mulan é um filme de animação lançado em 1998, pela Walt Disney Feature Animation, durante o “renascimento da Disney”, época em que o estúdio produziu várias obras de grande sucesso, para diferentes públicos.

Publicidade

A história inicial é baseada na lenda japonesa “Hua Mulan”, que fala sobre uma heroína se unir ao exército disfarçada de guerreiro.

Uma das maiores curiosidades na China relacionadas à obra, é saber se a lenda realmente existiu ou foi apenas uma criação fictícia. No entanto, isso não importa!

Mulan é uma corajosa história sobre uma jovem que inspira muitas crianças. Então hoje vamos falar sobre essa produção cinematográfica e também literária.

Em 2019 o trailer da live-action foi lançado, mostrando alguns elementos que serão abordados durante a trama. Agora, falta pouco mais de um mês para o longa chegar nos cinemas.

Publicidade

O trailer acabou deixando os corações dos fãs quentinhos com muita expectativa, afinal de contas, ver personagens de animação sendo protagonizados por atores é de tirar o fôlego, ainda mais quando se trata da clássica história da Disney.

Confira abaixo o trailer, mas antes deixamos uma pergunta: “ Você sabe por que a fênix senta na mão direita do imperador?”

Sinopse – Mulan

Hua Mulan (Liu Yifei) é a espirituosa e determinada filha mais velha de um honrado guerreiro. Quando o Imperador da China emite um decreto que um homem de cada família deve servir no exército imperial, Mulan decide tomar o lugar de seu pai, que está doente.

Assumindo a identidade de Hua Jun, ela se disfarça de homem para combater os invasores que estão atacando sua nação, provando-se uma grande guerreira.

Publicidade

Simbolismos e expectativas

Respondendo a pergunta do trailer: a fênix foi adotada como um símbolo da família imperial. Este pássaro mitológico representa o fogo, o sol, a justiça, obediência, fidelidade, e as constelações das estrelas do sul. Já a mão direita representa a independência.

O trailer começa com uma metáfora sobre esta ave mitológica. Nesta analogia Mulan seria a fênix da família, uma forma de luz para todo aquele costume e medo, que a vila sente ao saber da guerra.

A corajosa guerreira é protagonizada pela atriz, cantora e também modelo, Liu Yefei, Já o Comandante Tung, mentor de Mulan, é interpretado pelo ator chinês, Donnie Yen.

Ao contrário de outras live-actions da Disney, Mulan não terá um retrato fiel da animação. A diretora do longa, Niki Caro, comentou em uma entrevista, que o filme não terá um olhar musical.

Publicidade

Mulan: uma personagem feminista

Uma pesquisa feita na China, apontou dados sobre o suicídio. Segundo essas informações, o ato representa cerca de 33% das mortes de mulheres chinesas que vivem no campo.

No Japão os dados também são alarmantes! Para termos ideia, o índice japonês é de 18,5 suicídios para cada 100 mil habitantes. Esses dados representam três vezes o registrado no Reino Unido (6,2) e 50% acima da taxa dos Estados Unidos (12,1), da Áustria (11,5) e da França (12,3).

Isso se deve à enorme pressão que os jovens sofrem para honrar os familiares e até mesmo os ancestrais. Muitas pessoas costumam citar uma antiga tradição de “suicídio em nome da honra”.

Ao redor do mundo, a mulher ainda é retratada com muitos estereótipos culturais. Ela deve ser gentil, ter bons modos e preservar os costumes. Além disso, Mulan também deve ser o pilar da família, perpetuando um bom lar com filhos bem educados.

Publicidade

De forma contrária à todas as ordens morais do local, Mulan não é um bom exemplo naquela vila… A jovem é desajeitada e respondona. Em razão disso, seus familiares envergonhados planejam um casamento com a expectativa de mudança de vida e hábitos.

Em uma cena da animação, enquanto Mulan é arrumada para o casamento, mulheres da vila cantam: “Mas terá que ser calma, obediente e ter vigor com bons modos e com muito amor!” É claro que essa preparação toda não deu muito certo… Ela acabou voltando pra casa mais envergonhada do que antes, pois ouviu uma frase cruel!

“Você jamais trará à sua família honra”

Para nossa sorte, Mulan não deu ouvidos para essa frase! Com a ajuda de seus ancestrais espirituais, a jovem provou que ser mulher é muito mais do que gentileza.

Corajosa

Neste caso é braveza mesmo, até porque, Mulan enfrentou um exército inteiro durante uma guerra que amedrontou a China.

Publicidade

Momentos interessantes na trama demonstram a importância da personagem para as crianças, sejam elas do gênero feminino ou não.

A história mostra o quanto os homens confiam somente em outros homens, deixando as mulheres como um objeto desejável. Em um cenário como esse, uma mulher que foge de um futuro já predestinado, merece mesmo um longa!

Os fãs estão ansiosos, e nós do Blog n’ Roll também! A expectativa é que o filme retrate este cenário com muito otimismo, assim como na animação. Ademais, o longa estreia nos cinemas de todo Brasil no dia 26 de março.

Publicidade

Posts relacionados

TV e Cinema

O fim de semana foi marcado por uma edição grandiosa do Tudum, o evento da Netflix que traz as principais novidades da plataforma. Entre...

TV e Cinema

A disputa do streaming contra o cinema ganhou mais um capítulo importante. Nesta quinta-feira (3), a animação Trolls 2 chega aos principais cinemas, enquanto...

Geral

Mamãe Katy Perry teve duas ótimas surpresas nessa semana! Além do lançamento de Smile, sua primeira filha, Daisy Dove Bloom, chegou ao mundo nesta...

BR

“Vê se me dá o prazer de ter prazer comigo…“, cantava Rita Lee em uma das peças mais icônicas de sua carreira, Lança Perfume....

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos