Quem já assistiu ao novo filme de Quentin Tarantino, Era uma Vez em… Hollywood, e tem menos de 50 anos, certamente deve estar se perguntando quem é Paul Revere & The Raiders, certo?
Essa banda norte-americana, surgida no final dos anos 1950, apareceu com três canções ao longo do filme. Além de ser tema de um comentário de Sharon Tate (Margot Robbie). Enquanto escuta o álbum The Spirit of ’67, Tate afirma que eles não são tão “cool” como Jim Morrison e The Doors.
Durante o longa, o público escuta Good Thing, Hungry e Mr Sun, Mr Moon. As duas primeiras, presentes no álbum citado acima, tocam justamente na casa de Tate. Mr Sun, Mr Moon é apresentada pela banda durante um programa de auditório que é assistido pelas mulheres da seita de Charles Manson.
A trajetória de Paul Revere & The Raiders
O Paul Revere, no entanto, tocava rock instrumental no final dos anos 1950. Foi somente na década seguinte que passou a emplacar uma série de hits.
Entre esses sucessos estão Just Like Me (1965), Kicks e Hungry (1966), Him or Me e What’s Gonna Be? (1967) e Indian Reservation (1971). Inclusive, a última recebeu o disco de platina.
A banda originalmente se formou na cidade de Boise, no estado de Idaho. Contava com o organista Paul Revere Dick (líder e fundador) e o cantor Mark Lindsay, que por volta de 1962 se mudaram para Portland, no Oregon.
Lá se juntaram ao baterista Mike Smith e completaram a formação básica da banda com o guitarrista Drake Levin e o baixista Mike “Doc” Holliday.
Nessa ocasião, conheceram o DJ Roger Hart, da Radio Kisn, que contratou a banda para tocar músicas para os adolescentes dançarem durante o programa.
Hart tornou-se empresário da banda e sugeriu que gravassem a música Louie Louie, que se tornou um clássico com a Kingsmen.
Diz a história que ninguém sabe ao certo quem gravou primeiro, uma vez que as duas bandas gravaram no mesmo estúdio, em Portland.
Em meados dos anos 1960, os “Raiders”, por orientação do produtor Terry Melcher, participaram do movimento do rock de garagem. Lá, eles gravaram uma série de clássicos, entre elas a já citada Just Like Me.
A banda seguiu para Los Angeles e entrou na onda da Invasão Britânica. Posteriormente, passou a tocar músicas do estilo dos Beatles, Dave Clark Five, The Animals, inspiradas na batida do r&b.
O resto é história…
Rock abraço