O que você está procurando?

Por Trás de Meus Olhos - Lucas Cronrraça

Freud explica? O que a série sobre Sigmund Freud diz sobre o pai da psicanálise

Estreou no último dia 23, na Netflix, a série Freud, que fala sobre a vida do psicanalista mais famoso do mundo. A produção foi recebida com muito entusiasmo por parte de fãs de Sigmund Freud. Criada por Marvin Kren, Benjamin Hessler e Stefan Brunner, a produção austríaca ocupa o top 10 no catálogo da Netflix.

Como bom discípulo do jornalismo, fui investigar se a série merecia tal ocupação no ranking. Antecipo a dizer que pode ser que o que você irá ler seja bem diferente do que espera.

Desenvolvimento

Com oito episódios, a série começa mostrando o pai da psicanálise, Sigmund Freud (Robert Finster), com o uso deliberado de cocaína diluída em água. Tal fato me deixou totalmente despreparado para o que poderia vir com o decorrer do episódio.

Continua depois da publicidade

Seguindo, Freud apresenta o modo da hipnose, onde o plano feito com sua governanta (Brigitte Kren) falha miseravelmente na frente de seus tutores e colegas de classe.

Até aí a série continua interessante, mostrando fidelidade ao personagem, instigando o espectador.

Mas como nem só de boas promessas vive a Netflix, a série começa a ficar sutilmente desastrosa e confusa. Ao se envolver acidentalmente em um assassinato, Freud se torna uma espécie de investigador, por influência de Fleur Solomé (Ella Rumpf), uma médium de uma influente família húngara; a filha da condessa Sophia Von Szápáry (Anja Kling), e do conde Viktor Szápáry (Philipp Hochmair), que também são envolvidos na trama de Freud.

Ademais, a série é a ascensão que Sophia e Viktor buscam para terem uma posição mais nobre. Em resumo, eles usam Fleur como gatilho para conquistar as famílias mais importantes e poderosas de Viena.

Continua depois da publicidade

Desde então começam a surgir diversas mortes, que levam Freud a investigar e solucionar os casos, tendo sempre como base a hipnose e ajuda de Fleur, que ao ser procurada pelo governo, devido às suas práticas religiosas, tem seu fim na série. Tal acontecimento coloca Freud novamente no foco, mas não com o gatilho necessário.

Cena em que Freud demonstra a técnica da hipnose (Foto: Divulgação)

Fatos de Freud

Em contrapartida à toda a bagunça contida na série, que tira o destaque de Freud (se alguém o ver nesse caos, manda um abraço), mínimos destaques que são fiéis ao até então médico são verídicos…

  1. O semblante de louco que Freud ganha ao ser expulso do hospital que trabalhava, por tentar introduzir a psicanálise como tratamento dos pacientes, que foi considerada ineficiente (lembrando que estamos falando sobre o século 18, onde apenas a medicina convencional era aceita);
  2. Freud curando traumas através da hipnose, onde mais uma vez afirma que seu método está correto;
  3. O uso excessivo de cocaína durante a série. Sabe-se que Freud era muito interessado na droga, não só no uso como também para ferramenta de estudo. Inclusive teve publicado um artigo sobre o poder da cocaína para curar histerias e outras doenças. Para quem tiver interesse, o artigo se chama Über Coca;
  4. A censura sofrida pelo governo da época, que o levou a não publicar seu livro. Caso tivesse seguido adiante, teria que optar pelo exílio;
  5. A abertura de seu consultório, onde começou a tratar os pacientes somente com métodos hipnóticos.

Freud sem spoilers

Em resumo, é uma série interessante, muito bem caracterizada com o cenário do século em que se conta a história. Tem excelente roteiro e atuação, mas deixa a desejar para quem busca conhecer a real história de Sigmund Freud.

O psicanalista tem sua história retratada de uma forma supérflua e confusa. Acredito que essa série perdeu o contexto ao entrelaçar muitas histórias e acontecimentos envolvendo o personagem principal. Isso dificultou o dissentimento do que é real e fictício.

Tentei resumir a história para ter o mínimo possível de spoiler. E você, já assistiu? Se sim, o que achou? Caso não tenha assistido, corre lá e depois comenta aqui para debatermos!

Continua depois da publicidade

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

Especiais

Em uma noite repleta de surpresas, a banda escocesa Franz Ferdinand entregou um show incrível no Popload Gig #66, que rolou no Tokio Marine...

Gringolândia

Mesmo com o reconhecimento midiático e com uma forte inclinação a produzir, sob encomenda, hits radiofônicos e singles cantarolantes para serem tocados à exaustão...

Balaclava Fest

Dinosaur Jr. certamente era a banda mais esperada da edição 2024 do Balaclava Fest, que rolou em São Paulo, no último domingo (10). As...

Balaclava Fest

Water From Your Eyes, uma das atrações do Balaclava Fest 2024, lançou, em 2023, um dos discos mais celebrados pela crítica musical alternativa. O...

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos