O que você está procurando?

TV e Cinema

Santos Film Fest: 10 atrações imperdíveis do festival

Foi divulgada a programação completa do 4º Santos Film Fest. E sem dúvidas, o destaque será a pré-estreia do filme Turma da Mônica: Laços no próximo dia 26 (quarta-feira).

Além da presença do diretor Daniel Rezende (Bingo), os atores Giulia Benite, Kevin Vechiatto, Laura Rauseo e Gabriel Moreira também participam da exibição que inaugura o evento no Cine Roxy.

Ademais, teremos sessões de cinemas de vários gêneros e nacionalidades durante o festival, trazendo uma panorama muito vasto para a Baixada Santista. Confira a programação completa no site do evento: santosfilmfest.com

Continua depois da publicidade

Então, selecionamos 10 atrações imperdíveis do Santos Film Fest para você anotar na agenda:

1º – Abertura

No dia 26, a partir das 19h, uma Estrela na Calçada da Fama do Roxy será entregue a um artista santista conhecido nacionalmente. É surpresa. O momento promete grandes emoções. Depois, 20h30, acontece o cerimonial e a pré-estreia de Turma da Mônica Laços – O Filme.

Não basta-se contar com a sessão do longa, única première fora das capitais, a exibição terá a presença do cineasta Daniel Rezende, que receberá o Troféu Luciano Quirino, por sua contribuição ao audiovisual. Os atores mirins Kevin Vechiatto (Cebolinha), Giulia Benite (Mônica), Laura Rauseo (Magali) Gabriel Moreira (Cascão) também participam da sessão.

Corre que tem sorteio de ingressos na página do Santos Film Fest no Facebook. Clique aqui para participar!

Continua depois da publicidade

2º – Mostra Competitiva

São sete curtas e a mesma quantidade de longas-metragens que concorrem ao Troféu Toninho Campos, nas categorias melhor curta e melhor longa, do júri e do voto popular. Sempre em sessões duplas, curta e longa em sequência. As sessões acontecem no Cine Roxy 4 e no Cine Roxy 5.

Entre os destaques, Pink Panther Boite narra a história da famosa casa noturna santista. Em seguida, tem Rogéria: Senhor Astolfo Barroso Pinto, sobre a célebre vedete. A retirada gratuita dos ingressos ocorre sempre uma hora antes de cada sessão.

Confira a agenda completa em: SantosFilmFest.com/programacao-2019

3º – Virada cinematográfica com café da manhã

Atração exclusiva do festival em Santos, já virou tradição desde a primeira edição. Sempre de sábado pra domingo, na Cinemateca, são exibidos a partir da meia-noite três filmes.

Continua depois da publicidade

Dessa vez, o tema é “Ninjas Vs. Samurais”, prometendo cults japoneses. Quem fica até o final, pode degustar de um belo café da manhã repleto de pães, bolos, doces, salgados, café, leite, etc, oferecido pela Padaria Nova Princesa.

4º – 80 anos do Batman

O Cavaleiro das Trevas completou oito décadas de existência em 2019 e a exposição “Batman 80 Anos – Trajetória do Homem-Morcego no Cinema” é um dos eventos em homenagem.

Como diz o título, cartazes, informações e diversos itens do herói nas telonas, desde as séries exibidas nas matinês cinematográficas dos anos 40 até as versões mais recentes com Ben Affleck e o Lego.

Na noite de inauguração, 28 de junho, no MISS, marcarão presença cosplayers do universo de Gotham e o Batmóvel. Assim como haverá bate-papo, distribuição de desenhos gratuitos feitos na hora pela galera da Mosh Escola de Arte. E por fim virada nerd com três filmes estrelados pelo Cruzado de Capa também com café da manhã ao término.

Continua depois da publicidade

5º – Ângela Zoé

A cineasta carioca tem carreira ímpar, com curtas e longas que exalam sensibilidade e retratam vida e obra de figuras importantes do Brasil, como os irmãos Betinho e Henfil – o documentário sobre este último levou o prêmio de melhor longa-metragem pela crítica no SFF 2018.

No encerramento, será exibido o curta Ele Era Assim: Ary Barroso. Dentro da retrospectiva, o público ainda poderá assistir Meu Nome é Jacque.

6º – Mostra Humanidades

No Cine Arte Posto 4, 42 produções, sempre com curtas seguidos de longas-metragens, brasileiros e de países como França e Suécia.

Destaque para a dobradinha Tea For Two, primeiro filme dirigido por uma pessoa trans a ser exibido comercialmente nos cinemas brasileiros, e Lembro Mais dos Corvos, na sessão de 21h do dia 27. Julia Katharine, diretora do primeiro e atriz no segundo, conversará com os presentes após a exibição.

Continua depois da publicidade

Agnés Varda, cineasta belga radicada na França e pioneira de diversas maneiras no cinema, e que faleceu recentemente, será reverenciada com filmes de sua carreira. Ela também é a face de todo o material de divulgação do Santos Film Fest.

7º – Programação formativa

Não faltam palestras, oficinas e bate-papos com profissionais experientes e renomados.

No dia 27, 15h30, por exemplo, o Sesc recebe “A Arte da Atuação”, reunindo Luciano Quirino e Ondina Clais. Ambos são padrinhos do festival e de carreiras de destaque em cinema, teatro e televisão.

Ainda no Sesc, em 30 de junho, tem workshop “Produção e Direção de Filmes Independentes” com o premiado cineasta Elder Fraga.

Continua depois da publicidade

Neste dia, o Museu da Imagem e do Som de Santos terá o debate “Audiovisual e Economia Criativa: Diálogos Possíveis” com a diretora-executiva da SP Cine, Malu Andrade. O MISS e a Open House Idiomas terão diversas atividades.

Confira mais detalhes em SantosFilmFest.com

8º – Programação infantil

Com o objetivo de formar público para as artes e atingir pessoas de todas as idades, o SFF 2019 oferece uma agenda voltada aos pequeninos bem legal.

Além da bat-exposição, vai rolar a mostra Uma Viagem Pelos Personagens de Filmes Infantis, no Pátio Iporanga, inaugurada em 29 de junho (sábado), com diversos personagens da Disney, de Star Wars e super-heróis que receberão a plateia.

Continua depois da publicidade

Nesta mesma tarde, será lançado o Cantinho da Leitura do festival, com mais de 1500 gibis da Turma da Mônica doados pela Maurício de Sousa Produções. No espaço, haverá contação de histórias e curso de desenho.

Confira mais detalhes em SantosFilmFest.com

9º – Encerramento

Se a abertura terá um filme sobre o universo infanto-juvenil, o SFF será concluído com uma trama sobre a terceira idade: Asilo: A Última Curva da Vida, de João Marinho Normando, foi produzido por profissionais da região e reuniu mais de 300 envolvidos. Promessa de emoções intensas. Antes, tem o curta Ele Era Assim: Ary Barroso.

10º – Grandes Interpretações do Cinema Brasileiro

Esse é o título do livro que reúne textos do crítico Waldemar Lopes sobre grandes atuações, de Sonia Braga a Wagner Moura, entre outros. Ele será distribuído gratuitamente na segunda, 1º de julho, 19h30, no Pátio Iporanga.

Continua depois da publicidade

Assim o festival cumpre um de seus objetivos: o resgate histórico, a valorização do nosso cinema, a memória. Ano passado, por exemplo, foi distribuído um livreto biográfico sobre o crítico Rubens Edwald Filho.

Dica: corra para chegar cedo, pois a tiragem é limitada.  

Bônus:  

A banda The Classics, liderada por Rogério Baraquet, encerrará as atividades em apresentação no domingo (30), no Pátio Iporanga. No set list, canções imortalizadas em filmes e séries dos anos 60, 70, 80 e 90. Deixará saudades.

Continua depois da publicidade

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

Agenda

O Primavera Sound São Paulo anunciou as datas, locais, atrações e como garantir ingressos para o Primavera na Cidade, evento que antecede o festival,...

Agenda

O Santos Jazz Festival chega a sua 11ª edição, a partir desta quinta-feira (27), com uma programação plural que reforça seus propósitos de representatividade,...

Agenda

De quinta (27) a domingo (30) o rock n’ roll também será amplificado no Centro de Cultura Patrícia Galvão (Av. Pinheiro Machado, 48, Vila...

Agenda

O Santos Jazz Festival chega a sua 11ª edição com uma programação plural que reforça seus propósitos de representatividade, equidade e sustentabilidade defendidos pela...

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos