Fotos: Camila Cara/Divulgação
O Metallica, assim como grandes bandas de rock, com longa trajetória, possui uma fórmula de sucesso para os seus shows. Não muda e dificilmente desagrada aos fãs. No encerramento da primeira noite do Lollapalooza, os californianos a mantiveram. Mesclaram o peso da fase mais thrash com os sons do Black Album (mais vendido da carreira), acrescentaram alguns solos de guitarra e baixo, enquanto James Hetfield comandou todo balaio.
Mas a nona visita do Metallica ao Brasil teve um fator diferente na comparação com as últimas cinco turnês (2010, 2011, 2013, 2014 e 2015), o disco Hardwired… To self-destruct, o primeiro desde Death Magnetic (2008). E banda soube explorar bem isso. Logo após a introdução com The Ecstasy of Gold, de Ennio Morricone, que é tocada no sistema de som, o Metallica já mandou a faixa-título do novo trabalho. O apoio dos fãs foi imediato.
Atlas, Rise! veio logo na sequência e manteve o pique. Ao todo, foram cinco faixas do novo trabalho, com destaque também para Moth Into Flame, aquela que ganhou um dueto com Lady Gaga no último Grammy.
Mas não tem jeito. Interlagos vem abaixo mesmo quando o Black Album é lembrado. A quadra de clássicos desse álbum esteve presente: Sad but True, Enter Sadman, The Unforgiven e Nothing Else Matters emocionaram e colocaram muito headbanger para cantar junto.
Com um público recorde em um único dia de Lollapalooza, 100 mil pessoas, os fãs puderam curtir ainda um solo de baixo impressionante de Robert Trujillo logo após Halo on Fire, e Hetfield, aparentemente, recuperado dos problemas nas cordas vocais, que obrigou a banda a cancelar alguns shows na Europa.
Kirk Hammett também teve seus momentos de glória no palco. Principalmente nos solos de guitarra na sequência de The Memory Remains e Master of Puppets, outro classicão dos californianos.
Depois de duas horas de apresentação, a pergunta era apenas uma: “Será que eles retornam para uma turnê no Brasil neste ano ou no próximo?” É isso! O Metallica pode vir 50 vezes, manter a mesma fórmula, mas o público dará o apoio necessário, tal como vimos na primeira noite do Lollapalooza.
Set list
Hardwired
Atlas, Rise!
For Whom the Bell Tolls
The Memory Remains
The Unforgiven
Now That We’re Dead
Moth Into Flame
Harvester of Sorrow
Halo on Fire
Whiplash
Sad but True
One
Master of Puppets
Fade to Black
Seek & Destroy
Bis:
Battery
Nothing Else Matters
Enter Sandman