Green Day lança documentário para comemorar os 25 anos do disco Insomniac
Celebrando os 25 anos do disco Insomniac, o Green Day resolveu divulgar um documentário inédito gravado durante a turnê da obra, realizada entre 1995 e 1996. “É o 25º Aniversário do Insomniac!! Então nós queríamos fazer algo especial, então aqui está a maior espiada nas turnês da era do Insomniac de 1995-96. Filmagens nunca antes vistas da turnê pela Europa em 95 e de show Ao Vivo em Praga filmados em filme 16mm na Europa 1996 com os fatídicos últimos shows da turnê antes de voltar para casa e voltar ao estúdio para as sessões do álbum Nimrod. Aproveitem!” Comunicado da banda Ademais, celebrando a data, o trio ainda vai lançar uma edição comemorativa do álbum em vinil. Em resumo, esta versão inédita do trabalho conta com faixas bônus ao vivo gravadas durante shows realizados em 1996.
What Are We Standing For: Bad Religion apresenta novo single
O Bad Religion divulgou nesta quarta-feira (14), a sua nova faixa, intitulada What Are We Standing For. Ademais, o single já está disponível em todas as plataformas digitais. Em resumo, a canção foi criada durante as sessões que deram origem ao disco Age Of Unreason, lançado em 2019 pelo grupo. Segundo a banda, a música se encaixa no apoio a atletas profissionais que protestam contra a brutalidade policial e o racismo. “Neste tempo de nacionalismo tribal, a dissidência, como forma de discurso político, é vital para a democracia”, disse Brett Gurewitz, compositor do Bad Religion.
Bring Me The Horizon divulga detalhes do EP Post Human: Survival Horror
O Bring Me The Horizon confirmou por meio de suas redes sociais novos detalhes do EP Post Human: Survival Horror. Ademais, a banda confirmou a capa, tracklist e data de lançamento do trabalho. Em resumo, o novo projeto tem nove música, entre elas Parasite Eve e Obey, já conhecidas pelos fãs. O EP também contará com diversas participações especiais, são elas: Amy Lee (Evanescence), Baby Metal e Nova Twins. Post Human: Survival Horror chega em todas as plataformas digitais no dia 30 de outubro, antecedendo a data do Halloween.
Portugal. The Man une forças com “Weird Al” Yankovic em novo single
A banda Portugal. The Man se uniu ao incrível “Weird Al” Yankovic e ao colega e rapper The Las Artful, Dodgr para lançar o single Who’s Gonna Stop Me. A música tem como objetivo homenagear e aumentar a conscientização sobre a cultura e os direitos indígenas. Who’s Gonna Stop Me marca a primeira vez em que “Weird Al” – quem o Portugal The Man citou inúmeras vezes como sendo uma das maiores influências da banda – foi creditado como artista de destaque, e também marca o primeiro lançamento do artista fora do âmbito da comédia. Who’s Gonna Stop Me foi produzido por Jeff Bhasker (Harry Styles, Rihanna), e co-esrita por Paul Williams. Videoclipe do Portugal. The Man A faixa chega acompanhada de um clipe, dirigido por Aaron Brown e Josué Rivas, estrelando artistas indígenas e líderes do país todo, incluindo a dançarina campeã mundial de dança jingle, Acosia Red Elk, do povoado de Umatilla, do Oregon, Estados Unidos. Em nota à imprensa, o Portugal. The Man comentou sobre o lançamento de forma bem contundente. “Dizem que o arame farpado foi a sentença de morte do cowboy. Foi o fim da variedade e o fim das pastagens abertas. Antes dos cowboys, por tempos, os povos indígenas das Américas viam a Terra como sua autoridade espiritual. Eles não dividiram a terra mais do que os cristãos, muçulmanos ou a fé judaica dividiriam Deus. Isso seria um sacrilégio. Mas, vieram os colonos e fizeram exatamente isso. Após o genocídio dos povos indígenas, uma vez que nossas cercas de piquete brancas, cercas de arame farpado e paredes fronteiriças foram erguidas, os ancestrais dos colonos fizeram muitos progressos tecnológicos. Nós inventamos carros, arranha-céus, cheesburgueres e smartphones! E ainda agora, no alvorecer do século 21, a Mãe Terra está reagindo às últimas centenas de anos de negligência. A Terra está enviando pandemias, queimadas, furacões e por aí vai. Os indígenas dizem que é o sistema imunológico da Terra se calibrando”. Sobre o novo single, “Weird Al” Yankovic celebra a parceria com os talentosos integrantes do Portugal. The Man. “Já fiz uma jam com eles no Bonnaroo, produzi remixes para duas das músicas da banda e agora estou fazendo os vocais em Who’s Gonna Stop Me. Portugal. The Man não são apenas meus amigos, mas são uma das minhas bandas favoritas no mundo e estou emocionado por participar deste novo single”, celebrou “Weird Al” Yankovic.
Videoclipes novos: Fito Paez, Epica e Pixies
Fito Paez – Maelström O cantor argentino Fito Paez divulgou o videoclipe de Maelström, canção que está no seu último álbum, La Conquista del Espacio, lançado em março passado. “Um dia eu estava assistindo a um filme de animação no Instagram e descobri que ele havia sido criado por Lonzo Meneghelli. Lonzo é músico e produtor e, durante a pandemia, começou a desenhar. Eu imediatamente liguei para ele e, dois meses depois daquela conversa, ele fez algo surpreendente e muito emocionante. Espero que gostem tanto quanto eu gostei quando vi”. Falando sobre a música, Paez observou: “Parece uma espécie de música de Elton John, ligada a um homem em um relacionamento conturbado. O título vem do conto de Edgar Allan Poe, A Descent into the Maelström, sobre uma tempestade que ocorre nos fiordes noruegueses. A metáfora trata-se de como caímos no Maelström com vidas complicadas e confusas e como alguns de nós temos a sorte de sobreviver a ela. Espero que o título ajude os ouvintes a descobrirem Poe”. Epica – Abyss Of Time Referência holandesa em metal sinfônico, o Epica anunciaram o novo álbum, Omega, para 26 de fevereiro de 2021 via Nuclear Blast. Este é o primeiro disco de estúdio da banda em cinco anos. Para marcar o anúncio, Simone Simons (vocal), Isaac Delahaye (guitarra), Mark Jansen (guitarra/vocal), Coen Janssen (synths/piano), Ariën van Weesenbeek (bateria) e Rob van der Loo (baixo) divulgaram o single e videoclipe Abyss Of Time. Pixies – Hear Me Out Uma das bandas mais influentes do rock alternativo, o Pixies divulgou a faixa inédita Hear Me Out, que veio acompanhada de um videoclipe. É a primeira inédita da banda desde o lançamento do seu sétimo álbum de estúdio, Beneath The Eyrie, no ano passado. “A faixa fala sobre as coisas acontecerem não exatamente como planejamos mas mesmo assim saber que está tudo bem” diz Paz Lenchantin.
BK’ divulga mini-doc sobre álbum O Líder em Movimento
Duas câmeras nas mãos, muitas rimas e papo reto na cabeça. Foi com esta bagagem que BK’ embarcava rumo a Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro, onde passou sete dias isolado em um sítio dando vida ao seu novo álbum: O Líder em Movimento. Lançado em setembro de 2020, o disco ganhou ares de clássico instantâneo do rap nacional. Agora, um mês após o lançamento, e com mais de 15 milhões de streams, BK’ apresenta o documentário O Líder em Movimento, com imagens inéditas. Com filmagem, direção e edição de João Victor Medeiros, o filme revela a intimidade do rapper em seu processo criativo. Gravado em janeiro de 2020, antes da pandemia de Covid-19, portanto, o documentário O Líder em Movimento se mostra não apenas um tradicional making off. Mas um registro único da vivência, cumplicidade e trocas artísticas entre BK’ e seus companheiros de Pirâmide Perdida, especialmente Jonas Profeta (JXNV﹩), que assina os beats de 8 entre as 10 faixas do disco, e El Lif Beatz, produtor executivo e co-diretor criativo do álbum. Pedro Malcher (pianista e arranjador) e Magno Brito (instrumentista) Arthur Luna (engenheiro de gravação e mixagem) completam o time que acompanhou BK’ nesta viagem artística, produtiva e, sobretudo, humana.
Emicida estreia documentário na Netflix em dezembro
A Netflix anunciou a produção do documentário AmarElo – É Tudo Pra Ontem, de Emicida, com animações, entrevistas e cenas de bastidores. Usando o show do rapper no Theatro Municipal em 2019 como espinha dorsal, o filme dirigido por Fred Ouro Preto explora a produção do projeto de estúdio AmarElo e, ao mesmo tempo, a história da cultura negra brasileira nos últimos 100 anos. Nele, estabelece-se um elo importante entre três momentos relevantes da história negra brasileira: a Semana de Arte Moderna de 1922; o ato de fundação do Movimento Negro Unificado (MNU), em 1978, pela valorização da cultura e de direitos do povo negro; e o emblemático espetáculo de estreia de AmarElo, que aconteceu no mês da consciência negra, novembro, em 2019. “São quatro décadas que separam a nossa ascensão ao palco do Theatro Municipal do encontro das pessoas do MNU naquelas escadarias. Então subir ali e gritar ‘obrigado, MNU’ pro mundo é para que eles saibam que é da luta deles que nasce um sonhador como o Emicida”, diz o rapper. “Quando eu cheguei aqui, tudo era impossível, qualquer coisa que falávamos era tida como problemática e improvável de se realizar. Hoje, não é mais. E é dessa forma que quero que lembrem do meu nome no futuro, como alguém que sabia que o impossível era grande, mas não maior que si. O palco do Municipal abrigou alguns dos mais importantes movimentos da arte do planeta e acho que caminhamos para ser isso”, completa Emicida. O documentário, de 90 minutos, tem lançamento confirmado para o dia 8 de dezembro de 2020. A Netflix e Laboratório Fantasma ainda terão um segundo projeto, que será lançado em 2021.
Get Back: ouça a nova música do Pearl Jam
Get it Back, a nova música de Pearl Jam já está disponível nas principais plataformas de música por streaming. A faixa integra a compilação Good Music To Avert The Collapse Of American Democracy, Volume 2, projeto que reúne canções inéditas, covers e regravações de alguns dos maiores nomes do mundo da música. O compilado faz parte do Bandcamp Fridays, uma iniciativa lançada em março de 2020 pela plataforma voltada para artistas independentes. Em resumo tem o intuito de viabilizar a produção independente de artistas afetados pela pandemia. O projeto Good Music To Avert The Collapse Of American Democracy, Volume 2 direcionou toda a verba arrecadada com esta edição ao Voting Rights Lab. Em suma, a organização que visa garantir o direito ao voto a todos os estadunidenses. Anteriormente, o Pearl Jam havia revelado Gigaton, 11º álbum de estúdio da banda. Produzido por Josh Evans e pelo próprio Pearl Jam, o lançamento foi o primeiro compilado do grupo desde Lightning Bolt.
Stevie Wonder faz dueto com Gary Clark Jr e Busta Rhymes em novos singles
Stevie Wonder aproveitou a ocasião do 36º aniversário de seu segundo filho mais velho, Mumtaz Morris, para realizar algo inédito. Com um espírito de celebração, ele lançou duas músicas ao mesmo tempo: Can’t Put It in the Hands of Fate, com as colaborações de Rapsody, Cordae, Chika e Busta Rhymes, e Where Is Our Love Song, que traz a participação de Gary Clark Jr. As músicas fornecem inspiração para os desafios globais de hoje. Can’t Put It In the Hands of Fate apresenta quatro dos artistas visionários do hip-hop: a estrela em ascensão Rapsody, Cordae, o aclamado Chika e o onze vezes indicado ao Grammy Busta Rhymes. A colaboração de Stevie com artistas de outros gêneros e gerações simplifica o poder da necessidade de ação exigida pela música. Where Is Our Love Song, que traz a participação do guitarrista vencedor de quatro Grammys Gary Clark Jr., identifica o que é necessário enquanto o mundo luta seus desafios históricos, colocando a questão “onde estão nossas palavras de esperança, oração pela paz e nossa canção de amor tão desesperadamente necessária?”. Tudo e todos foram afetados pelo Covid-19, especialmente as comunidades carentes não-brancas. Todos os lucros com os royalties de Where Is Our Love Song serão doados para Feeding America (ONG que alimenta mais de 46 milhões pessoas). “Nestes tempos, estamos ouvindo os mais pungentes gritos e precisamos despertar esta nação e o mundo. Por favor, atendam à nossa necessidade de amor, paz e unidade”, declarou Stevie Wonder em nota à imprensa.