Álbum retrata a viagem musical de Thales Lion Farmer entre Jamaica e EUA

O guitarrista Thales Lion Farmer, membro fundador e integrante da icônica banda Leões de Israel, acaba de lançar seu segundo álbum, Abaquar, A Guitarra que Voa. Este novo projeto é um marco na carreira solo de Thales, após duas décadas desde o lançamento de seu primeiro álbum. Abaquar, A Guitarra que Voa é uma obra-prima que destila a rica jornada musical de Thales Lion Farmer ao longo dos anos como guitarrista que acompanhou verdadeiras lendas do reggae jamaicano como Marcia Griffiths, Ken Boothe, Gregory Isaacs, Max Romeo, e muitos outros. Com o reggae como linha condutora principal, o álbum transcende fronteiras musicais, incorporando elementos sonoros de jazz, R&B, soul music, blues e fazendo um mergulho pelo reggae roots, lovers rock e dub. O álbum é composto por oito faixas meticulosamente trabalhadas, cada uma representando uma faceta distinta da vasta experiência musical de Thales. Cada nota ressoa com a colaboração única entre Thales e os experientes e talentosos músicos que o acompanham, criando uma sinergia musical que promete levar os ouvintes a uma viagem sonora inesquecível. “São mais de duas décadas de carreira na música, a maior parte desse tempo dedicado principalmente à música jamaicana. Eu também tenho em mim uma profunda influência do rock, blues, soul, R&B e Funk, e esses elementos em conjunto formam minha identidade musical. É uma imensa alegria poder, depois de 20 anos, colocar um novo disco no mundo, trazendo tudo isso para minhas composições”, ressalta Thales, que também lidera, ao lado de seu irmão, a Farmer Gang, projeto que reúne grandes e consolidados nomes da cena brasileira de jazz e blues. “Abaquar” tem um significado especial que se conecta profundamente com a jornada musical de Thales. Em tupi-guarani, a palavra significa “homem que voa”. Thales incorpora esse conceito em sua guitarra, o instrumento que o conduziu através das vastas paisagens sonoras das músicas norte-americana e jamaicana ao longo de sua carreira.

andre L.R. mendes e as cores da Bahia no single “Da Barra ao Bonfim”

As cores da Bahia e seu eterno estado de verão estão impressas no novo single (e videoclipe) do cantautor andre L.R. mendes; sendo esse o primeiro lançamento do artista em 2024, podemos afirmar que o ano promete muitas cores e canções solares… Da Barra ao Bonfim narra um passeio de carro entre dois bairros clássicos da capital baiana e todo o espanto que a beleza da visão da paisagem e das pessoas causa no narrador da canção. Mais uma vez, andre é responsável por toda a linha de produção do fonograma: da composição à masterização, passando pela gravação dos instrumentos, o canto e a capa…tudo extremamente pessoal e íntimo. Da Barra ao Bonfim se junta à canção Cabeça de Cinema (lançada em dezembro) na sequência de singles mensais que desembocarão no 11º álbum do cantautor baiano a ser lançado em julho. Com um clima de Road Movie Soteropolitano, a canção vem acompanhada de um videoclipe artesanal dirigido e editado pelo próprio artista em dois planos sequência sobrepostos.

Duo ítalo-brasileiro Hate Moss anuncia turnê pela América do Sul; veja datas

Após uma longa turnê em 2023 para divulgar o seu segundo álbum, NaN, a dupla ítalo-brasileira Hate Moss abre 2024 com uma turnê que passa por Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Piracicaba, Florianópolis, Montevidéu, Buenos Aires, Mendoza, La Planta, Santiago, Valparaíso e Chillán. A perna brasileira da tour sul-americana começa neste sábado (6) em Brasília, onde se apresentam no Culto. No dia 12, eles chegam ao Rio para uma apresentação no Escritório com a Drogma. No dia seguinte, estarão em São Paulo no Porta com Madrugada. No dia 19, no Casarão em Piracicaba, eles dividem noite com a Odradek e fecham a passagem pelo país no dia 21 com a Sono Estranho no Haoma em Florianópolis. Os membros da Hate Moss se conheceram em Londres em 2017 e fundaram o selo independente Stock-a Records, que depois se transformou no coletivo Stock-a Production, focado em apoiar artistas emergentes. O álbum de estreia, Live Twothousandhatein, lançado em maio de 2019, os levou a se apresentar em diversos países e festivais internacionais, como a Bienal de Veneza e o Festival Locomotiva e o Goiânia Noise, no Brasil. Durante o verão de 2020, devido à pandemia e ao Brexit, a banda retornou à Itália para se concentrar em seu novo álbum, lançado no ano passado. NaN utiliza diversas texturas sonoras para explorar a alienação na sociedade moderna. Gravado no Reino Unido, Itália e Turquia, o disco já está disponível em plataformas digitais. O título NaN (Not a Number) é uma referência ao tema principal do trabalho, que aborda a indiferença decorrente da tendência de tratar a vida humana como um cálculo impessoal. Confira a programação completa abaixo Brasil 06/ 01 – Brasília 12/01 – Rio de Janeiro 13/01 – São Paulo 19/01 – Piracicaba 21/01 – Florianópolis Uruguai 25/01 – Montevidéu Argentina 26/01 – La Plata 27/01 – Buenos Aires 30/01 – Mendoza Chile 02/02 – Santiago 03/02 – Chillán 04/02 – Valparaíso

The Parking Lots une forças com Maria Paraguaya em Ela Não Vê Mais Meus Stories

Em Ela Não Vê Mais Meus Stories, o trio punk/folk The Parking Lots se uniu a Maria Paraguaya para dividirem os vocais e as emoções nessa canção country-rock, versando sobre relacionamentos em tempos de dependência das redes sociais e a inércia emocional ao esperamos as visualizações de nossas mensagens. Sensível, irônica, mas também muito verdadeira, como uma música de Stuart Murdoch (Belle And Sebastian), a faixa é um lançamento da Maxilar Music.