Cap’n Jazz vem ao Brasil para esquenta do Balaclava Fest

Cap’n Jazz vem ao Brasil para esquenta do Balaclava Fest

O selo e produtora Balaclava Records anunciou uma noite de aquecimento de seu festival em São Paulo, o Balaclava Fest, trazendo pela primeira vez ao Brasil uma das bandas mais importantes da cena punk e underground norte-americana desde o início dos anos 1990. Trata-se do Cap’n Jazz, formada pelos irmãos Tim e Mike Kinsella, figuras emblemáticas do emo e indie rock de Chicago. O grupo vem ao país em apresentação única no dia 8 de novembro, no Cine Joia. Os ingressos já estão à venda online no site da Ingresse e presencial, sem taxa de conveniência, no Takkø Café.

Com curta duração em sua carreira mas altamente influente, o Cap’n Jazz ajudou a transformar gêneros, de um subgênero punk profundamente underground em um subconjunto mais amplamente aceito do indie rock. A principal contribuição do grupo foi no estilo — eles ajudaram a mudar o foco musical sempre evasivo do emo do prog-punk pós-hardcore para um punk-pop artístico, porém mais acessível.

A banda foi formada no ano de 1993 em Buffalo Grove, no estado de Illinois, por amigos do ensino médio: Tim Kinsella (vocais), Victor Villareal (guitarra) e Sam Zurick (baixo), junto com o irmão mais novo de Tim, Mike Kinsella (bateria). A banda soltou alguns EPs e participou de coletâneas locais antes de adicionar o guitarrista Davey von Bohlen, natural de Milwaukee, em 1994. O grupo lançou seu único LP em 1995 e encerrou suas atividades durante uma turnê ainda no verão daquele ano. A obscuridade e escassez ajudou a se tornarem uma lenda no underground através do boca a boca.

Alguns dos membros integrantes formaram então bandas icônicas, como American Football, Owen, Joan of Arc e Promise Ring, o que contribuiu para expandir a influência do Cap’n Jazz muito além de seu público inicial. Impulsionado pelas atividades musicais de seus integrantes, o interesse pela banda cresceu após seu término e, em 1998, a Jade Tree Records compilou a maioria de suas gravações (que já estavam fora de catálogo) em uma coletânea dupla em CD.

Em 2001, os quatro membros originais — Mike, Tim, Victor e Sam — se reuniram e gravaram um álbum sob o nome “Owls” para a Jade Tree. Em 2010, a banda se reuniu novamente para uma série de shows ao vivo na região de Chicago, além de uma breve turnê fora do estado. O grupo recentemente retornou aos palcos para alguns shows comemorativos após um longo hiato.

Com uma sonoridade muito própria para a época e difíceis de classificar, são um dos casos raros de bandas que se tornam cultuadas por públicos de variados gêneros musicais, como o indie, emocore, pós rock e pós hardcore.

O Balaclava Fest acontece em 9 de novembro, no Tokio Marine Hall, em São Paulo, com shows de Stereolab, Yo La Tengo, Geordie Greep, Fcukers, Gab Ferreira, Jovens Ateus e Walfredo em Busca da Simbiose. Ainda há ingressos disponíveis para o evento.