A Balaclava Records anunciou uma substituição entre as atrações que irão compor a 15ª edição de seu festival, o Balaclava Fest, que acontece no dia 9 de novembro no Tokio Marine Hall, em São Paulo. O duo nova-iorquino Fcukers, que estava confirmado na programação do evento, infelizmente decidiu cancelar todas suas datas na América do Sul, devido a um convite feito pelo Tame Impala para que sejam uma das atrações de abertura de sua turnê pelos Estados Unidos, planejada para o mesmo período de novembro. A notícia foi anunciada nas redes oficiais do Fcukers.
Como substituição, a Balaclava adiciona ao lineup do festival uma das bandas de rock alternativo mais interessantes da última década: o trio norte-americano Horse Jumper of Love, formado em Boston, Massachusetts, no início dos anos 2010. O grupo é conhecido por seu som introspectivo, atmosférico e frequentemente associado ao gênero slowcore, com influências de shoegaze, indie rock e folk. Sua formação inclui Dimitri Giannopoulos (vocais e guitarra), John Margaris (baixo) e Jamie Doran (bateria).
Os ingressos para o festival ainda estão disponíveis no site Ingresse.com nos setores de pista, camarote, frisas e cadeiras altas. Para quem reside em SP e deseja comprar sem taxa de conveniência, o Takkø Café é o ponto de venda físico oficial, localizado no bairro Vila Buarque.
Horse Jumper of Love ganhou destaque com seu álbum de estreia homônimo lançado em 2016, que chamou atenção pela sua abordagem minimalista e emocionalmente crua. Em seguida, lançaram So Divine (2019) e Natural Part (2022), que expandiram seu som com produções mais refinadas e letras igualmente poéticas e melancólicas. A banda é frequentemente elogiada por suas composições lentas, densas e introspectivas, que criam uma sensação de intimidade e contemplação, consolidando seu espaço na cena indie americana contemporânea. Seu lançamento mais recente é o elogiado Disaster Trick (2024).
Considerado um dos principais eventos da música indie e alternativa da América do Sul, o Balaclava Fest conta ainda com outras três atrações internacionais de forte relevância na música alternativa mundial. Dois nomes icônicos dos anos 90 encabeçam a edição, trazendo performances completas com 1h30 de duração cada: o avant-pop inventivo da banda anglo-francesa Stereolab, influenciada pelo krautrock, jazz, música brasileira e pop francesa dos anos 1960; e o trio indie norte-americano Yo La Tengo, com sua sonoridade única e emblemática, que une o rock alternativo e avant garde com a música experimental, noise pop, art rock e folk.
Por fim, a fusão inusitada do jazz, música latina, rock progressivo e pop barroco do músico e compositor inglês Geordie Greep – que ganhou reconhecimento mundial à frente da banda black midi -, apresentando seu aclamado álbum The New Sound, de 2024, acompanhado no palco por um talentoso time de músicos brasileiros.
Três nomes nacionais pertencentes ao casting da Balaclava Records, com lançamentos de álbuns inéditos programados para este ano, também estão escalados no line up do evento: o pós punk melancólico e oitentista com beats eletrônicos da banda Jovens Ateus; o pop leve e moderno da cantora e compositora Gab Ferreira; e a mistura da MPB, dream pop e psicodelia do multi instrumentista Lou Alves com seu projeto Walfredo em Busca da Simbiose.
Em seu quarto ano consecutivo, o evento será realizado no Tokio Marine Hall, renomada casa de shows localizada na zona sul da capital paulista. O espaço tem capacidade para quatro mil pessoas e contará com 2 palcos e 7 shows, em horários não conflitantes.
*
Balaclava Fest 2025
Com Stereolab, Yo La Tengo, Geordie Greep, Horse Jumper of Love e mais
Data: 9 de novembro de 2023, domingo
Local: Tokio Marine Hall – R. Bragança Paulista, 1281 – Várzea de Baixo
Próximo à estação João Dias (Linha 9-Esmeralda CPTM)
Horários do festival: Portas 15h / Encerramento 23h
Classificação etária: 16+