Se o lançamento do single Opening Night pelo Arctic Monkeys já havia agitado a sexta-feira (23), os detalhes completos sobre o álbum HELP(2) revelam um projeto de magnitude histórica.
Com lançamento marcado para 6 de março via War Child Records, o disco não apenas resgata o espírito do lendário álbum de 1995, mas propõe encontros musicais inéditos e um conceito visual revolucionário liderado por um vencedor do Oscar.
Encontros de Titãs no Abbey Road
Gravado majoritariamente em uma única semana frenética em novembro de 2025 no Abbey Road Studios, sob a supervisão do produtor James Ford, o álbum promoveu colaborações espontâneas que prometem entrar para a história:
O supergrupo: A faixa Flags, liderada por Damon Albarn (Blur/Gorillaz), conta com Johnny Marr (The Smiths) na guitarra, além dos vocais de Kae Tempest e Grian Chatten (Fontaines D.C.).
Pop encontra o Britpop: A estrela pop Olivia Rodrigo foi conectada ao guitarrista Graham Coxon (Blur) para uma versão de The Book of Love.
“Senti-me incrivelmente honrado… A experiência de fazer o álbum foi muito poderosa e, ouso dizer, afirmadora da vida para mim pessoalmente”, declarou James Ford.
“Por Crianças, Para Crianças”: o olhar de Jonathan Glazer
A direção criativa do projeto está nas mãos do cineasta Jonathan Glazer (Zona de Interesse, Sob a Pele). Ao lado de Mica Levi, Glazer desenvolveu um conceito simples e poderoso: entregar as câmeras às crianças.
Durante as gravações no Abbey Road, crianças operaram as câmeras e filmaram os artistas sem restrições. Paralelamente, equipes na Ucrânia, Gaza, Iêmen e Sudão coletaram imagens filmadas por crianças vivendo nessas zonas de conflito. O resultado visual busca conectar a música diretamente a quem ela pretende ajudar.
A urgência humanitária de HELP(2) começa com Arctic Monkeys
O álbum original HELP (1995), que teve colaborações de Oasis, Radiohead e Paul McCartney, foi uma resposta à guerra na Bósnia. Na época, 10% das crianças do mundo viviam em zonas de conflito. Hoje, esse número dobrou para quase 1 em cada 5 (520 milhões).
O Arctic Monkeys, que abriu os trabalhos com o single Opening Night, reforçou o compromisso.
“Temos orgulho de apoiar o trabalho inestimável que a War Child realiza e esperamos que o disco faça uma diferença positiva na vida de crianças afetadas pela guerra.”
Já Jarvis Cocker, do Pulp (que doou o dinheiro do Mercury Prize para a causa nos anos 90), manteve o mistério sobre a participação de sua banda. “Há trinta anos, entregamos nosso Mercury Prize… Este ano, demos mais. Quanto a mais? Você vai ter que esperar para ver…”
‘HELP(2)’ tracklist:
Arctic Monkeys – Opening Night
Damon Albarn, Grian Chatten & Kae Tempest – Flags
Black Country, New Road – Strangers
The Last Dinner Party – Let’s do it again!
Beth Gibbons – Sunday Morning
Arooj Aftab & Beck – Lilac Wine
King Krule – The 343 Loop
Depeche Mode – Universal Soldier
Ezra Collective & Greentea Peng – Helicopters
Arlo Parks – Nothing I Could Hide
English Teacher & Graham Coxon – Parasite
Beabadoobee – Say Yes
Big Thief – Relive, Redie
Fontaines D.C. – Black Boys on Mopeds
Cameron Winter – Warning
Young Fathers – Don’t Fight the Young
Pulp – Begging for Change
Sampha – Naboo
Wet Leg – Obvious
Foals – When the War is Finally Done
Bat For Lashes – Carried my girl
Anna Calvi, Ellie Rowsell, Nilüfer Yanya & Dove Ellis – Sunday Light