Há exatos 20 anos, Cat Power (Chan Marshall) lançava The Greatest, um álbum que definiu sua carreira e a colocou em um patamar de reverência atemporal. Nesta sexta-feira (23), Cat Power revisita esse capítulo mágico de sua história com o lançamento do EP Redux.
Já disponível nas plataformas digitais e em vinil de 10”, o trabalho de três faixas não é apenas uma celebração nostálgica, mas um tributo aos músicos que ajudaram a moldar aquele som inconfundível.
Homenagem a Teenie Hodges em Redux, de Cat Power
O coração do EP bate forte na faixa Nothing Compares 2 U. A interpretação intensa do clássico de Prince serve como uma homenagem direta a Teenie Hodges, lendário guitarrista da Memphis Rhythm Band que tocou no álbum original de 2006.
Chan manteve uma amizade próxima com Hodges até a morte dele, em 2014. Gravar essa música foi a forma encontrada para honrar a influência artística e pessoal do músico em sua vida.
James Brown e o Dirty Delta Blues
Além do tributo a Prince, Redux traz raridades que os fãs vão adorar:
- Try Me: Um clássico de James Brown que começou a ser gravado nas sessões originais de 2006, mas nunca foi finalizado. Agora, ganha vida completa.
- Could We: Uma reinvenção da composição da própria Marshall, agora com o arranjo que ela costumava apresentar ao vivo durante a turnê da época.
Para garantir a fidelidade sonora, o EP foi gravado no Texas com a base instrumental do Dirty Delta Blues, supergrupo que acompanhou Cat Power na estrada naquela era (com Judah Bauer, Gregg Foreman, Erik Paparozzi e Jim White).