A cena alternativa de Goiânia continua provando que é um dos celeiros mais criativos do rock nacional. Na última sexta-feira (23), a banda Synx deu o pontapé inicial em 2026 com o lançamento de seu novo EP, intitulado Desaguar.
O trabalho, que já está disponível nas plataformas de streaming via Monstro Discos, marca um claro amadurecimento artístico do quarteto. Se no álbum de estreia (Inventário das Palavras Ausentes, 2023) eles já flertavam com o shoegaze e o dream pop, agora o mergulho nessas águas é ainda mais profundo.
Atmosfera onírica e novas dinâmicas na Synx
Gravado no Fusion Studio, em Goiânia, o EP reúne quatro faixas: Desaguar, Janeiro, Tédio e Calmaria.
A sonoridade mantém a identidade da banda, guitarras ruidosas contrastando com vocais reverberados, mas traz novidades na formação. Renata Servato, além dos vocais e sintetizadores, agora assume também a guitarra, encorpando a parede sonora. Além disso, há um maior protagonismo vocal de Pedro Mendes e Matheus Campos, ampliando as texturas do grupo.
Luto, afetos e existencialismo
Liricamente, Desaguar aborda as inquietações típicas do início da vida adulta. As canções funcionam como um espaço de fuga e reencontro, tratando de temas como luto, afetos e existencialismo.
Formada em 2020, a Synx (composta por Renata, Pedro, Matheus e o baterista Lucas Radí) já circulou por festivais importantes como Goiânia Noise e Vaca Amarela, além de dividir palco com nomes como Terraplana e a banda argentina Fin Del Mundo. Com este novo EP, eles reafirmam seu lugar entre os nomes mais expressivos do rock triste e barulhento do Brasil.
Ouça o EP completo no link abaixo.