Betume une a fúria do street punk ao gelo do pós-punk em single de estreia

Betume une a fúria do street punk ao gelo do pós-punk em single de estreia

A mistura entre a agressividade das ruas e a melancolia gótica tem ganhado cada vez mais espaço no underground mundial (muitas vezes chamada de “Cold Oi”), e o Brasil acaba de ganhar um representante de peso nesse cenário. Formado em 2025, o duo Betume apresenta suas credenciais com o single de estreia Sozinho Contra Todos.

A faixa, lançada oficialmente na reta final de dezembro, já está disponível no Bandcamp e YouTube, introduzindo o projeto de Guilherme Silva (guitarra e vocais) e Vinícius Fantin (baixo).

Cinema, caos urbano e Gaspar Noé

A sonoridade crua serve de cama para uma lírica pesada e visceral. O título da faixa não é coincidência: é inspirado diretamente no filme homônimo do diretor franco-argentino Gaspar Noé (Seul contre tous, 1998).

Dialogando com a obra do cineasta, a música retrata uma Porto Alegre cinzenta, abordando temas como abuso de álcool, depressão e isolamento social. Curiosamente, o nome também remete a uma página de crônicas mantida por Guilherme em 2018, ele que também é conhecido por editar a página de conteúdo musical Hic Sunt Leones.

Produção independente da Betume

A estreia do Betume foi produzida e mixada por Lucas Queiroz, da Ahead Records, garantindo a fidelidade estética que o gênero pede: bateria seca, baixo marcante e guitarras cortantes. A arte da capa é assinada pelo próprio guitarrista.