“Ele foi extremamente importante no início porque ele formou a banda. Ele escolheu os membros, nomeou a banda e escolheu a música que tocamos”. Foi dessa forma que o baixista original dos Rolling Stones, Bill Wyman, se referiu ao falecido guitarrista Brian Jones, em entrevista ao Los Angeles Daily News, em 2002.
E Wyman não quis apenas prestar um tributo ao amigo. Foi bem sincero na colocação. Basta ressaltar que foi um anúncio de Jones no London’s Jazz News que levou Mick Jagger e Keith Richards para uma audição.
Antes da contratação do manager Andrew Loog Oldham, Jones também fazia a parte de empresário da banda. Marcava os shows, corria atrás das rádios e levava o som para as pessoas certas.
Para quem não conhece muito bem a história dos Stones, vale uma breve explicação sobre o músico. Jones era um músico versátil, muito habilidoso, com referências musicais que vão do blues norte-americano aos sons antigos do Marrocos. Foi dele a ideia de inserir e tocar sitar (instrumento de origem indiana) em Paint it Black e Street Fighting Man, a marimba (africano, mas popularizado na América Central) em Under My Thumb.
A ligação do músico com as drogas fazia Keith Richards parecer um menino inocente perto dele. Jones tinha tantos problemas com tóxicos que foi expulso, em 1969, da banda que ajudou a formar. Menos de um mês depois, foi encontrado morto dentro da piscina da sua casa. A misteriosa morte do músico levantou mil possibilidades: de assassinato até overdose, entre outras coisas mais malucas.
Curioso para ver Jones em ação? Quer relembrar momentos marcantes desse músico? Confira algumas entrevistas e músicas célebres do ex-guitarrista dos Stones, que faleceu aos 27 anos.
Tocando o sitar…
Tocando a marimba…
Tocando trompete, trombone, saxofone e assobios…
Com o oboé…
Fazendo engenhoca no teclado e tocando theremin…
Incansável, tocava gaita também…
Produzia grupo marroquino…
E sua história virou filme…
Turnê no Brasil em 2016
A contagem regressiva para o primeiro show dos Rolling Stones no Brasil, com a turnê Olé 2016, continua. Serão quatro shows entre São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.
A estreia será no estádio Maracanã, no Rio de Janeiro, em 20 de fevereiro. A banda também se apresenta em São Paulo, no estádio do Morumbi, nos dias 24 e 27 de fevereiro, além de um show inédito em Porto Alegre, no estádio Beira-Rio.
Diariamente vamos divulgar vídeos, músicas e comentários sobre a carreira da maior banda de rock de todos os tempos. Acompanhe!
A venda de ingressos para os shows deve começar em breve. Vai poupando o dinheiro e fique atento no Blog n’ Roll para saber.