Nos anos 1990, na Baixada Santista, era muito comum reunir bandas de metal, hardcore, ska e hard rock no mesmo evento. Apesar das diferenças estilísticas, músicos e público se entendiam, promovendo eventos memoráveis em casas como o Chopp Chopp, Praia Sport Bar, Saloon, entre outras. Essa mistura garantia a apresentação de novos nomes das mais diversas vertentes. A Blog n’ Roll Party segue essa proposta.
Neste domingo (23), a partir das 19 horas, em sua segunda edição, o Studio Rock Café reúne três bandas santistas com som autoral e em português: Erodelia, ESC e Depois da Tempestade. O mestre de cerimônia é o comediante Gabe Cielici, vencedor do Prêmio Multishow de Humor 2015, que promove intervenções com o seu stand up comedy musical.
Primeira banda a se apresentar, a ESC chega com tudo, após faturar o prêmio de melhor videoclipe caiçara na escolha da audiência do último Curta Santos, no início do mês. Patrimônio, que foi dirigido por Kennedy Lui (Gravata Florida Filmes), mostra bem a sonoridade do grupo, um hardcore melódico com influência nítida de bandas californianas.
“A ESC tem 11 anos, começou com um som mais berrado, mas hoje busca muito das influências no Brasil. Tem reggae, um hardcore mais na linha do CPM 22. Estamos sempre misturando as sonoridades. Tocar é um pretexto para estar junto dos amigos”, explica o guitarrista e backing vocal da ESC, Victor Hugo.
A Depois da Tempestade conta com um sobrenome bem conhecido no cenário musical de Santos. O vocalista Victor Birkett é sobrinho do guitarrista e violonista Alexandre Birkett, professor e integrante de dezenas de projetos na região. E a influência familiar parece contribuir para o caldeirão de ideias da banda. Alternativo? Experimental? Metal core? Isso pouco importa, o som mesmo é rock and roll.
Na estrada há cinco anos, a Depois da Tempestade prepara o lançamento do seu primeiro álbum cheio. Em fase de produção no Electric Sound Studio, estúdio do Marcão Britto (Charlie Brown Jr e Bula), o disco sai em 2017.
“O André Freitas (produtor) já gravou o nosso último EP, o Mutável, e agora está caminhando de uma forma que não esperávamos. Abriu todos os timbres de teclado, guitarras, vai ficar um trabalho bem louco”, comenta Birkett.
Responsável por fechar a noite, a Erodelia foi formada em 2010. De lá para cá, acumulou prêmios, elogios e participações em grandes eventos. Com um hard rock setentista, na linha do Led Zeppelin, a banda tocou na última edição do Rock in Rio. Além disso, o videoclipe Essa Semana eu Tirei pra te Odiar ganhou uma super produção, com a participação especial do veterano ator e cineasta José Mojica Marins, o Zé do Caixão.
“Sem parecer prepotente, temos a pretensão de ser o Made in Brazil ou Tutti Frutti de 2016. É uma banda que foi pensada estruturalmente, mas não em som. Começou muito crua e, hoje, tem até um pouquinho de influência do Metallica”, comenta o vocalista Caio Del Lucchesi.
Na próxima quinta-feira (27), a partir das 18 horas, o Erodelia lançará o documentário Nascidos no Rock até o In Rio, que narra a trajetória dos integrantes até a chegada no maior festival de música do Brasil. A premiere será no HP Geek Bar n Burguer, em Santos.
O mestre de cerimônias do evento
Gabe Cielici iniciou sua carreira em bandas de hardcore em Santos, mas foi no humor que encontrou seu espaço. Vencedor do Prêmio Multishow de Humor 2015, Gabe teve grande repercussão na mídia nacional. Recentemente, ele se tornou o responsável pelo primeiro disco de stand up comedy do Brasil. Gabe Live at The Apt SP-Brasil reúne divertidas canções e piadas recheadas com muito humor negro.