Foto: Cláudio Vitor Vaz
Impossível separar o blues feito na Baixada Santista do produtor e jornalista Eugênio Martins Júnior. Além de comandar o Mannish Blog, ele está por trás de quase 100% dos shows do gênero na região, desde 2006. Organizou eventos no Studio Rock, Sesc Santos e Baccará Backstage, além do Blues & Beer. Trouxe a Santos nomes como John Pizzarelli, Stanley Jordan, Magic Slim, Larry McCRay e Jefferson Gonçalves.
Agora, o jornalista quer registrar um pouco dessa trajetória no livro Blues – The Backseat Music, que está em campanha de financiamento coletivo pelo Kickante. A obra traz um breve histórico do blues no Brasil, além de mais de 50 entrevistas com grandes nomes.
“Consegui reunir entrevistas com o filho de Muddy Waters, Mud Morganfield, Jefferson Gonçalves, Trombone Shorty, entre muitos outros que estiveram em turnê no Brasil. Isso sem falar nos nossos representantes, como o André Christovam, Nuno Mindelis (angolano radicado no Brasil) e Igor Prado”, enumera Martins.
Na relação de entrevistados do jornalista estão artistas de Nova Orleans que foram severamente atingidos pelo furacão Katrina, em 2005. “Eles comentavam o assunto com o coração aberto. Foram muitas histórias impactantes que escutei nesse período de pesquisa”.
Os interessados em conferir uma prévia da obra de Eugênio Martins Júnior podem acessar o site Mannish Blog. Lá, o jornalista disponibilizou algumas entrevistas na íntegra.
No ar desde 2009, o site é um grande aliado do profissional na hora de manter a pesquisa e divulgar os seus eventos na região. Mas além das apresentações em Santos, o produtor foi atrás de músicos em vários locais do Brasil.
“Tem entrevista que fiz no festival de Rio das Ostras (RJ), na Capital, no Interior de São Paulo. Em algumas vezes, um amigo ligava e falava: ‘O fulano tá aqui, corre que ele vai dar entrevista’. E eu ia correndo com a moto para garantir o registro”.
The Backseat Music vem para suprir a carência de livros sobre blues no Brasil. São poucas as publicações disponíveis no País com essa temática.
Para contribuir
Restam 39 dias para o término da campanha e a meta perseguida pelo produtor é R$ 25 mil. Apenas 4% foi atingido até o momento. Caso não consiga concluir, o dinheiro é devolvido para os interessados.
Os kicks (cotas de patrocínio) variam entre R$ 10,00 (nome nos agradecimentos e versão do livro em PDF) e R$ 3 mil (logo da empresa na contracapa, quatro pares de ingressos para o show de lançamento da obra, além de 75 exemplares do livro).
Para participar da campanha de financiamento do Blues – The Backseat Music, acesse a página do Kickante.