Mês passado a Kings of Leon lançou sétimo álbum de estúdio, Walls. A banda que explodiu nas paradas de sucesso com singles como Use somebody e Sex on Fire, do disco Only by The Night (2008), sempre chamou a atenção pela singularidade da sonoridade apresentada.
E a partir do lançamento do mais recente trabalho, vamos analisar e conhecer mais sobre os equipamentos do vocalista e guitarrista Caleb Followill. O músico tem tem uma ótima preferência pelas semi acústicas e vem utilizando bastante o modelo ES-325 da Gibson. É um modelo de 1972 bem vintage e com um timbre bem classudo. Certo tempo atrás ele disse que raramente grava ou faz seus shows em essa guitarra.
Outro instrumento preferido do guitarrista é a Gibson ES-325 modelo 1975 que segue praticamente a mesma linha do modelo anterior E claro que não poderia faltar em um som como o da Kings of Leon uma Telecaster da Fender e um violão, o Traditional Series D-55 também da Gibson.
Caleb tem usado com maior frequência os amplificadores Vox AC30 e AC15. Eles são combos e geram uma atmosfera que só a Vox consegue criar. Há também um Sear Silvertone de 100 Watts acoplado em uma caixa de 6×10. Super clássico!
Já o pedalboard do artista é composto por um afinador da Boss, o TU-3 Chromatic Turner, um MXR M-133 Micro Amp, um tremolo da Boss – o TR-2, outro pedal da MXR – o Dyna Compressor M102, o Fulltone Full-Drive 2 Mosfet, um Boss Roland RE 20 para ‘ecos’ e um Electro-Harmonix POG para gerar uns efeitos de órgão
Tá aí parte da alquimia que faz a banda ser o que é.