PABLO MELLO
Foto: Cris Challoub
Xícara de chá, frio, manhã nublada, disco na vitrola. Os Scuba Divers conseguem me fazer “querer morrer em Londres”, ou talvez em Seattle. A banda recentemente lançou seu disco de estreia (que leva o mesmo nome do grupo) e tem sua veia a cena post punk dos anos 1980 e 1990.
Os nostálgicos de plantão com certeza irão se apaixonar pelos Scuba, que aliás são da terrinha do Blog n’ Roll. Proveniente de Santos e formada em 2014, a banda conta com os irmãos Daniel Teles (guitarra e voz) e Maurício Teles (voz e baixo) e os músicos Iury Cascaes (guitarra e voz) e Vitor Emanuel Guimarães (bateria).
A comparação mental com nomes como Sonic Youth e Smiths foi automática quando ouvi a banda pela primeira vez. Desde os timbres das guitarras às letras.. Bom, anotem isso amigos: I Wanna Die in London é um HINO!
Para o vocalista e baixista do quarteto, Mauricio Teles, o que gera a autenticidade da banda é o fator de não buscarem uma rotulação exata. “É a forma que sintetizamos toda essa influência (dos anos 1980 e 1990). Você pode até ouvir alguma de nossas músicas e ‘dizer putz, essa música lembra banda X ou Y’, mas a gente nunca teve isso em mente, nunca quisemos soar igual a nada. Não temos filtros em relação a estilo ou temas. Acho que quanto menos você se rotula, melhor”, ressaltou.
Um ponto curioso sobre os Scuba é a forma criativa pela qual eles divulgam seu trabalho através do seu próprio festival. Trata-se do Alternapalooza, evento organizado periodicamente onde os santistas reúnem diversos outros artistas, bandas e expositores da cena underground.
A próxima apresentação dos Scuba Divers é justamento na próxima edição da festividade que vai acontecer no dia 26 deste mês, no bar O Quinto, que fica na Avenida Senador Pinheiro Machado 51, na Vila Matias, em Santos.