Arte da capa: Estúdio Miopia
Anticlimax, o primeiro álbum cheio da banda santista Blackjaw, já está disponível para audição. O álbum marca o retorno de um dos nomes mais expressivos do cenário hardcore na atualidade. Após um período de hiato e uma reformulação geral na formação, os caras estão de volta. Anticlimax é o primeiro trabalho desde o split EP/split Watershed (fevereiro/2016), com a banda CHCL, que contou com duas músicas inéditas.
“Sendo franco, na ocasião do término a gente não tinha nenhuma intenção de continuar. Mas, esse pensamento mudou radicalmente com o passar do tempo. Aprendemos e amadurecemos demais com os nossos reveses e, hoje, tudo o que a gente mais quer é tocar bastante e gravar novos discos. Agregamos dois novos integrantes ao time (Silas – guitarra e Juliano – baixo) que contribuíram muito para o fortalecimento da banda”, explica o vocalista, Ravi Fernandes.
Durante o hiato, o guitarrista Rodrigo Dido aproveitou para trabalhar algumas bases, enquanto Ravi escreveu letras e pensou em algumas melodias. “Nós começamos a trabalhar forte em cima delas com ensaios constantes. O Silas estava, num primeiro momento, em um processo de adaptação ao nosso som. Mas logo apresentou suas ideias e começamos a nos entender musicalmente de uma forma incrível, e essa sintonia fez com que nós compuséssemos com muita facilidade”, explica Ravi.
Apesar de ter entrado na banda após a escolha das 11 faixas que compõem Anticlimax, Juliano teve “total liberdade para criar as linhas de baixo e inserir, também, sua personalidade nas canções”, comenta Ravi, destacando o trabalho do novo integrante.
Medos, angústias, perdas, renascimento, homofobia, aborto, manipulação psicológica e sexismo são alguns dos temas que são abordados em Anticlimax. “É sobre tudo o que eu senti vontade de falar, usando a linguagem usual, em um momento pessoal no qual me sinto muito mais maduro do que outrora”.
Reverie, que abre o álbum e tem a participação especial de Karen Dió, surpreende quem acompanha a banda desde o início. Nela, Ravi aparece com um vocal gritado, bem diferente dos outros trabalhos.
Drowning e Fear the Dawn são pratos cheios para os amantes do hardcore anos 1990. Cairão bem em trilhas de campeonatos de surf e skate.
Anticlimax foi gravado em três estúdios de ponta. Instrumental e mixagem ficou a cargo de Nando Bassetto, no Play Rec Studio (Santos), vozes com Ivan Pellicciotti no O Beco Estúdio (Santos) e masterização com Fernando Sanches no Estúdio El Rocha (São Paulo).
“O Nando entende muito bem o nosso som e é incrivelmente bom no que faz. Gravar com ele foi fácil, divertido e o resultado nos encheu de orgulho. Tem muita gente boa envolvida nesse trabalho”.
Uma das características da Blackjaw é o humor. Conhecida por reunir verdadeiros “dançarinos” em seu line-up, a banda sempre gravou vídeos divertidos. Com Anticlimax, o clima é outro, literalmente. Mas o vocalista afirma que não vai deixar essa marca para trás.
“Muitas letras do Anticlimax carregam mensagens densas e sérias que não queremos que sejam interpretadas de forma equivocada. Por isso, é normal que os clipes dessas músicas mantenham essa seriedade. Mas, nós sempre faremos clipes divertidos porque isso faz parte da nossa personalidade, isso não mudou. No entanto, a gente quer mostrar mais sobre quem nós somos”.
Find A Name That Perfectly Fits, que já virou videoclipe, mostra um pouco dessa nova fase. “Gravar essse clipe foi maravilhoso e nos instigou a querer gravar outros tantos. Nós amamos trabalhar com nosso amigo Kennedy Lui da Gravata Florida Filmes e certamente faremos outros trabalhos juntos. Podem esperar mais clipes do Anticlimax porque eles logo virão”.
Com oito anos de estrada, sem descontar o hiato (2015-2016), a Blackjaw segue com muitos planos em mente para os próximos meses. “Nós nos alimentamos de sonhos. Foi assim desde o começo e será daqui pra frente também. O que a gente mais espera, sinceramente, é que o nosso disco possa fazer diferença na vida das pessoas e tocá-las de alguma forma. Quando nossa música toca o coração de alguém, o objetivo maior já foi alcançado, a maior recompensa possível já foi obtida e todo o resto é consequência natural”.
O show de lançamento de Anticlimax será no dia 7 de Maio (domingo) no Rock Together Studio, em São Paulo, na Rua Doutor Zuquim, 926 – Santana, junto às bandas convidadas Rawfire e Horace Green. Em breve, a Blackjaw divulgará todos os shows da turnê de lançamento. É só ficar ligado nas redes sociais da banda. Em breve, Anticlimax receberá uma versão física, que será lançada pela Caustic Recordings.