Nova música? Nova banda? Outro tentativa de retorno do Confide ao metalcore? Poderia ser tudo isso, conforme expliquei nesta coluna escrita em junho deste ano, quando a fan page oficial do Confide deu início a uma série de postagens de um teaser misterioso com o texto: #deadset2017. Mas, como os grupos de música e fóruns de Reddit não deixam pedra sob pedra, logo o mistério foi solucionado. O teaser se trataria, na verdade, de uma nova banda composta por membros tanto do próprio Confide, como do Attack Attack!, Oh, Sleeper, At The Skylines e In Fear And Faith.
Na última sexta-feira (11), a música finalmente saiu e pudemos conferir o primeiro single da banda – que ao contrário do que imaginávamos – se chama Noble. Em entrevista à revista Alternative Press, o vocalista Mark Barella (At The Skylines) explicou que a banda se juntou há cerca de um ano, após os músicos ouvirem o que Jeff Hellburg (Confide) havia composto na guitarra, mas que ainda não tinha um destino certo.
Fato é que Hellburg e Sean Bell (guitarrista do Attack Attack! e In Fear And Faith) são “nerds” quando o assunto é guitarra e tinham o hábito de emprestar equipamentos uns para os outros. Além disso, todos eles já se conheciam no meio musical e não precisou muito para que decidissem embarcar em um novo desafio, compor mais algumas músicas e lançá-las. A banda ainda não decidiu se lançará o trabalho em formato de EP ou álbum completo, mas enquanto isso ficamos com a primeira música, Deadset.
A Noble é composta por:
Vocal – Mark Barella (At the Skylines)
Guitarra – Jeff Hellburg (Confide)
Bateria – Zac Mayfield (Oh, Sleeper and At the Skyline)
Guitarra – Sean Bell (In Fear And Faith and Attack Attack)
Baixo/Vocal – Scott Barnes (In Fear And Faith)
Nome pesou na escolha
Se antes o principal problema da banda era chamar-se ‘Dead Set’ – sim, fomos todos induzidos ao erro pelas postagens oficiais, porque outra banda americana tinha o mesmo nome -, a identificação seria essencial para que a banda se destacasse no metalcore. Ainda em entrevista à revista americana, o vocalista explicou que eles tinham a preocupação de optar por um nome que não os limitasse musicalmente.
Na verdade, estávamos vagando em torno de alguns nomes no momento e queríamos um nome de uma ou duas palavras para a banda que não fosse nos proibir de modo algum. Como nomes Dying Fetus e Cannibal Corpse, por exemplo. Ambas são bandas incríveis e pessoas ótimas, mas sem ouvir a música, você pode deduzir que são artistas bastante pesados. Então pensamos em alguns e tivemos algumas idéias semanas atrás, quando publicamos um pequeno teaser nas redes sociais das nossas bandas antigas e atuais, sem dizer nada, e rendeu muita especulação. Algumas pessoas no Reddit começaram um tópico e juntaram tudo em conjunto com todos os membros e um dos comentários no tópico disse: “Esta banda é composta pela nobreza do metal” e foi assim que o nome Noble surgiu.
O que esperar da Noble?
Como toda nova banda de metalcore, nossa missão é de abraçar as músicas novas e contribuir para que cada vez mais músicos incríveis se juntem à cena. Mesmo admirando a trajetória do Confide e curtindo muito o som do At The Skylines e Oh, Sleeper, pessoalmente, não senti algo realmente novo chegando em Deadset. Talvez o hype em torno deste lançamento tenha ido além do necessário, fazendo com que a música decepcionasse quando finalmente foi divulgada. Parece que falta alguma coisa. Ou será essa a impressão desejada pela banda?
Acredito que pela experiência dos músicos em bandas admiradas em meio à cena (principalmente o Attack Attack!), muita coisa boa virá a seguir. Por se tratar de um projeto paralelo para alguns dos integrantes, este talvez seja o espaço perfeito para a experimentação instrumental e criativa.
O que vocês acharam do som? Até a próxima segunda-feira!