Em época de enormes eventos em nosso País, como Rock in Rio e São Paulo Trip, é fácil vangloriar as grandes bandas internacionais. Mas você sabe como são os shows das grandes bandas santistas? O #SubsoloNaCaldeira dessa semana apresenta três grandes shows de bandas santistas que você não pode perder.
Bayside Kings
Não há como começar essa lista sem o Bayside Kings. Sensações do hardcore brasileiro, a banda aposta em um som rápido, pesado e em inglês. Com influências de grandes bandas internacionais como Suicidal Tendencies, Terror e Comeback Kid, o grupo santista já soma dois EPs e dois álbuns de estúdio, além de percorrer as estradas pelos quatro cantos do País.
Talvez Bayside Kings não seja aquela banda que você coloca no fone de ouvido enquanto volta do trabalho em um ônibus lotado. A essência do hardcore pesado da banda é outra e ela pode ser facilmente percebida em seus shows. E é lá que podemos ver quem é o Bayside Kings e o que a banda representa para a cena underground nacional.
O quinteto santista faz o mesmo show aonde quer que esteja e para quem quer que esteja lá. Eles tocam do mesmo jeito seja em lugares pequenos como o Buffet Light House (antigo esúdio G), como em lugares maiores e mais refinados, como a Blackjaw Chopperia – que, aliás, os garçons e garçonetes tiveram trabalhos para que as mesas, copos e talheres não fossem quebrados durante o show.
Um dos grandes motivos para acompanhar os shows da banda são os atos beneficentes. O último, a banda fez com que todo o dinheiro arrecado da entrada (ingressos) fosse revertido para a reforma e compra de uma nova cadeira de rodas para um famoso fã de metal da região.
Ainda não sabe como é a sensação de estar em um show do Bayside Kings? Saca só então!
Surra
Formado em 2012, o trio santista conta com vários trabalhos de estúdio e inúmeras turnês, sendo uma delas, com 20 shows pela República Tcheca, Alemanha, Áustria, Holanda, Bélgica, França, Espanha e Portugal. Com letras em português falando sobre política, religião e críticas à sociedade, a banda oriunda da extinta Like a Texas Murder é uma das mais famosas da região da Baixada Santista.
O Surra é famoso por seus shows rápidos, muito rápidos. E só tenho uma coisa para explicar isso: circle pit. Não há outra definição para o show da banda santista. O circle pit é um tipo de mosh (roda punk) em que todo mundo corre em forma de círculo, dando socos e indo para cima do outro. E é assim que Leeo Mesquita e Guilherme Elias, vocais da banda, conduzem todo o show. Chamando para circle pit, deixando os fãs pegarem o microfone e dando espaço para stage dive.
Eles gostam disso. Lugar pequeno e lotado. Muito calor e barulhento. Se ficou curioso, confira no DVD em Belém para ver como é estar em um show do Surra!
Depois da Tempestade
Com integrantes de Santos e Guarujá, a Depois da Tempestade faz um som alternativo com o peso de post-hardcore capaz de fazer qualquer um se viciar. Seus três EPs e seu disco de estreia, todos com letras em português, já trouxeram vários fãs incondicionais da banda. Os hits Infinita Maré e Juno fizeram com que a banda fizesse turnê pelo Sul e Nordeste, abrir para bandas internacionais e até tocar na televisão. Tudo isso em apenas cinco anos de atividades. Inclusive, a banda também tocou no Blog n’ Roll Party 2
Diferente das outras bandas da lista que o forte do show é a agitação, a Depois da Tempestade aposta na emoção. Seu som alterna entre pesado e leve. Isso faz com que os fãs com gostos musicais diversos aproveitem suas músicas. Todos os shows da banda são regados de amor e emoção. Fazendo com que até o público chorasse em Infinita Maré, fato que realmente aconteceu em outubro de 2015, na Tribal.
A banda tem uma coisa de admirar em seus shows. Eles não se importam com a quantidade de público que está lá para assisti-los. Mas mesmo com pouquíssimo público, a banda representa e não deixa os poucos presentes parados. Isso se dá, por maior parte, devido a presença de palco do vocalista Victor Birkett. Sempre descalço e cara pintada, literalmente, Victor faz com que todo show da banda seja especial.
Sinta a emoção de estar em um show da Depois da Tempestade através do videoclipe de doismilesete!