No final de setembro, enquanto São Paulo e Rio de Janeiro estavam mobilizados com São Paulo Trip e Rock in Rio, respectivamente, a banda finlandesa The Rasmus veio ao Brasil para uma série de entrevistas para divulgar o seu nono trabalho de estúdio, Dark Matters (Voice Music). A programação incluiu ainda um meet and greet gratuito com os fãs, em São Paulo, promovido pelo vocalista, Lauri Ylönen, e o baterista, Aki Hakala.
Em entrevista ao Blog n’ Roll, Lauri Ylönen comentou um pouco sobre cada música. “Wonderman partiu da ideia de um garotinho que imagina ser um super-herói durante a noite. Essa faixa entrou na trilha sonora de um filme finlandês de ação chamado Rendel“.
Paradise: “O paraíso de um homem pode ser o inferno para outro. Trabalhamos essa interessante justaposição, e é o que queríamos colocar nessa faixa”.
Entre outras canções do disco, o The Rasmus aborda os divórcios enfrentados por Lauri Ylönen e Pauli Rantasalmi, guitarrista da banda (Empire) e a sensação que fica após uma pessoa cometer um erro e ter noção disso (Nothing).
E por mais que os finlandeses trafeguem com naturalidade entre o pop rock e o hard rock, as influências são ainda mais diversas. Lauri conta que ultimamente tem escutado muitos sons distintos. “J.J. Cale, Incubus, Johnny Cash, Cat Stevens, Nat King Cole e JS Bach”.
O cenário que transita em sua região é bem diferente também do que vive o Rasmus. “O metal sempre foi muito grande na Escandinávia. E o thrash metal idem. Talvez os nórdicos gostem do metal porque é tocado rapidamente. Há também algumas grandes bandas punk que podem combinar com o sistema da nossa sociedade, não tenho certeza. A Escandinávia é um tipo de lugar de igualdade e de cuidado coletivo, se você pensa sobre como as nações são administradas e o tipo de mentalidade das pessoas”.
Sobre a passagem breve pelo Brasil, Lauri teceu diversos elogios. “O Brasil é enorme e interessante! Visitei Penedo, aquela colônia finlandesa entre São Paulo e Rio de Janeiro, com lindas selvas e rios. Gostaríamos de vir e fazer shows. Esperamos que nossa amada base de fãs ajude com isso. Já faz muito tempo desde que tocamos no Brasil. A música, as pessoas, a comida, é um país cheio de coisas convidativas e interessantes. Adoro a natureza do Brasil, todas as montanhas, costa, praias, florestas”.
Mundialmente famosos pelos hits In the Shadows, First Day of My Life, Guilty, Sail Away, No Fear, In My Life, entre outros, The Rasmus vendeu milhões de discos em todo mundo, conquistou oito discos de ouro e cinco de platina, além de realizar importantes shows na Europa, EUA, Japão, Austrália e América do Sul.
Devido a grande expectativa dos fãs, Lauri Ylönen (vocal), Pauli Rantasalmi (guitarra), Eero Heinonen (baixo) e Aki Hakala (bateria) apresentaram quatro impressionantes singles, que conseguiram exemplificar o extraordinário trabalho das dez músicas do Dark Matters.
Formada em 1995, em Helsinque, a The Rasmus ficou famosa após o lançamento do álbum Into (2001), mas conquistou a fama mundial com Dead Letter (2013), o qual ganhou disco de outro e platina em diversos países, sustentado pelo hit In The Shadows, que ficou no topo das paradas europeias por muito tempo.