Seis meses depois da sua estreia no Brasil, a série El Chapo, da Netflix, retorna para a segunda temporada com mais dez episódios. A má notícia é que sua estreia na plataforma será apenas em 15 de dezembro. Mas a boa é que ela já está disponível no site da Univision, emissora mexicana que detém os direitos da produção. O sinal não está liberado para o Brasil, mas alguns plugins do Chrome, como o Hola,resolvem isso facilmente.
O final dessa história, que ainda está em andamento na vida real, todos já sabemos, mas a forma como a série apresenta um dos maiores traficantes de drogas do mundo é bem impactante.
Se a primeira temporada focou na entrada do mexicano Joaquín “El Chapo”Guzmán no mundo do crime, sua ligação com Pablo Escobar e a primeira prisão, a segunda terá como destaque a sua primeira fuga e o aumento da sua força no narcotráfico.
Constantemente, imprensa e público comparam El Chapo com criminosos brasileiros, mas o jornalista britânico Misha
Glenny, autor do livro O Dono do Morro – Um homem e a batalha pelo Rio, define bema diferença: “No Brasil, os maiores traficantes são políticos e empresários de grande escalão”, declarou em entrevista ao El País.