Nesta semana damos sequência ao Reverbera no Lolla, uma série de posts com todas as atrações do Lollapalooza Brasil 2018, para que você conheça mais sobre os artistas e se programe direitinho para não perder nada nos dias 23, 24 e 25 de março. A bola da vez é o rapper Rincon Sapiência, único representante do estilo musical no primeiro dia do evento.
O paulistano Danilo Albert Ambrosio já está na estrada desde 2000 e o nome Rincon vem desde o início de sua carreira. Com um som característico de misturas de eletrônica, rock e músicas africanas, o rapper transforma assuntos delicados de suas experências de vida, princialmente as questões raciais, em um som que flui muito bem na combinação da letra com a batida.
Além de cantor, Rincon também é poeta e trabalha com atividades sociais para comunidades carentes, como oficinas de poesia e eventos de hip hop.
Em 2009, Rincon lançou a canção Elegância, que se tornou um hit no mundo do rap. Além disso, o clipe da música mostra como ser elegante mesmo sem ter muito dinheiro. O single se tornou seu maior sucesso na época e elevou seu nome ao cenário da música nacional.
O grande estopim para tornar Rincon Sapiência ainda mais conhecido só veio em 2016, com o lançamento de Ponta de Lança (Verso Livre), sua faixa mais escutada no Spotify.
Mesmo com um trabalho bastante conhecido na cena do rap nacional, o primeiro álbum do artista só saiu esse ano. O Galanga Livre foi lançado em maio e conta com 13 faixas. Destaque para Meu Bloco, Ostentação à Pobreza e Ponta de Lança (Verso Livre). O álbum, inclusive, foi eleito o melhor do gênero pelo Blog N’Roll Play. Muita moral, né?
Para quem curte rap, Rincon Sapiência com certeza é a pedida do primeiro dia de Lollapalooza. No entanto, os curiosos de plantão que quiserem conhecer o trabalho dele encontrarão um talentoso paulistano que, ao longo de seus 17 anos de carreira na música, sempre se aprimorou e continua evoluindo sem deixar o mainstream tomar conta de suas faixas.