Nesse suspense, a morte de dois jovens recém-casados desenterra segredos entre duas famílias vizinhas que moram nas montanhas remotas da Escócia. Grace e Adam se casam e vão morar em Edimburgo, local onde são mortos após um assalto em casa. Depois do ocorrido, o assassino tenta chegar onde as famílias moram, mas uma tempestade o faz perder a direção e capotar o carro.
No noticiário da tevê divulgam fotos do assassino do casal. Quando os Elliots e os Douglases reconhecem o homem da tevê, se inicia um drama para o que eles irão fazer com o assassino de seus filhos. Eles o levam desacordado para o celeiro, onde ele fica trancado durante a noite. Porém, misteriosamente, quando Claire Elliot (Joanna Vanderham) chega na manhã seguinte para tratar seus ferimentos, ele está morto, com um corte de faca no pescoço.
Agora todos são suspeitos de assassinato. Destaques para o irmão Rob Elliot (Joe Dempsie, o Gendry, em Game of Thrones) e sua namorada Anna (Georgina Campbell). Os detetives Andrew (Steve Evets) e Juliet (Laura Fraser) visitam as famílias, seguindo pistas de que o assassino estava próximo de suas casas. Mas Juliet também vive seu próprio drama familiar e a decisão para salvar sua filha pode trazer consequências drásticas à sua carreira.
Antes de fazer parte do catálogo do Netflix, a série foi transmitida originalmente pela BBC One, no Reino Unido, em 2016, com o nome One of Us (Um de Nós). Possui apenas uma temporada com quatro episódios de quase uma hora de duração cada. A direção é do inglês William McGregor, que também tem no currículo a série de sucesso Misfits, uma comédia-drama juvenil de ficção científica.
É legal ressaltar como McGregor consegue migrar de uma vertente para outra com tanta desenvoltura. Quem o conhece por Misfits encontrará o diretor com uma nova pegada. Retribution (ou One of Us, como vocês quiserem chamar) é perfeita para maratonar. Dois episódios, um intervalo, mais dois capítulos e a trama está completa.
Antes que perguntem, não, a série não vai ter continuação. Pelo menos é o que indicam por aí. Foi trabalhada como minissérie e, com isso, ela tem início, meio e fim, tal como manda o regulamento dos apaixonados por séries.