Em clima de Copa, uma banda para cada classificado às oitavas de final (PARTE 1/2)

Em clima de Copa, uma banda para cada classificado às oitavas de final (PARTE 1/2)

Durante estes meses de junho e julho o mundo inteiro respira futebol devido à Copa do Mundo, que acontece na Rússia. A fase de grupos do Mundial terminou nesta quinta-feira (28) e com ela, 16 das 32 seleções foram eliminadas da competição. A metade restante avançou às oitavas de final e é esse o tema da coluna Reverbera de hoje.

Calma, o Blog n’Roll não vai se desvirtuar e parar de falar de música. Muito pelo contrário. O post de hoje é dedicado ao rock local de cada um dos países que se classificaram ao mata-mata da Copa. Portanto, vamos apresentar uma banda de cada para você escolher para quem torcer (além do Brasil) nesta reta final de torneio.

GRUPO A

– Uruguai

Os primeiros classificados para as oitavas de final da Copa do Mundo foram os sul-americanos do Uruguai. A seleção de Cavani e Luis Suárez tem uma boa variedade de bandas de rock alternativo. Entre as mais calmas e as mais barulhentas, resolvi escolher uma que, particularmente, chega mais perto do que eu costumo ouvir.

Formada em 2011, a Hermanos Láser traz canções com boa melodia e agradáveis de se ouvir. Além disso, as produções de videoclipes são bem trabalhadas e dão ainda mais qualidade ao produto entregue pelos uruguaios. Ainda que de vez em quando se leve um pouco mais para o pop, ainda sim é uma boa pedida para representar o rock alternativo.

– Rússia

Os donos da casa no Mundial deste ano também conseguiram a sonhada classificação às oitavas. Apesar do alfabeto totalmente diferente do nosso e do idioma extremamente complicado, o maior país do mundo sabe produzir músicas que não soem tão estranho como muitos devem imaginar.

Para exemplificar, escolhi o caso da banda Сруб (Srub), de Novosibirsk. Pesquisar bandas da Rússia não é fácil por conta do alfabeto, mas depois de uma árdua escavação na internet, encontrei um grupo de indie rock com bons aspectos musicais, veja:

GRUPO B

– Espanha

Os campeões da edição de 2010 do Mundial superaram a desconfiança e conquistaram a classificação em primeiro lugar no Grupo B. Bem representado no futebol, o país também tem boa representação na música. Para falar da Espanha, vou exalar meu “clubismo” e escalar uma banda que já passou por esta coluna em 2017.

Hinds é uma banda de indie rock madrilenha formada por quatro mulheres. Em outubro do ano passado, o grupo se apresentou em São Paulo e agradou bastante o público com uma performance enérgica e interativa.

– Portugal

Segundo colocado do Grupo B, o time liderado por Cristiano Ronaldo fez uma das melhores partidas da Copa até agora, quando empatou em 3 a 3 contra a Espanha, pela primeira rodada. Fora dos campos, o astro da seleção portuguesa já admitiu ouvir música brasileira em seus momentos de lazer. O craque, inclusive, já comemorou um gol com a coreografia da música Ai Se Eu Te Pego, de Michel Teló.

No entanto, os gajos não sabem o que estão perdendo em seu próprio país. Isso porque a banda escolhida para representar Portugal nessa lista faz um som que pode ajudar bastante a dar um gás antes de uma partida importante.

Formado em Lisboa, Fonzie é uma banda de pop punk que tem como principais referências os maiores nomes do estilo no mundo, como Blink 182 e Sum 41. O grupo foi formado em 1996 e já conta com três turnês mundiais no currículo. Se liga nesse single de 2009 da banda, cantado com o melhor do sotaque da “Terrinha”:

GRUPO C

– França

Os carrascos do Brasil nas copas de 1998 e 2006 estão fortes novamente este ano. Apesar de não ter feito nenhuma partida brilhante na fase de grupos, a seleção francesa tem grandes jogadores e pode dar trabalho. Contudo, para representar o país na lista de hoje, escolhi uma banda já consagrada no cenário mundial, que já veio ao Brasil e está e presente na minha playlist do Spotify.

De Versalhes para o mundo, Phoenix foi formada em 1997 e ganhou as paradas com as famosas Lisztomania1901 If I Ever Feel Better. A banda tem a forte característica de lançar músicas dançantes e enérgicas. Se os jogadores franceses decidirem ouvir um pouco do trabalho do quarteto antes dos jogos, certamente jogarão com “alegria nas pernas”, como diria Felipão.

– Dinamarca

A Dinamarca tenta recuperar seus anos de “Dinamáquina” para almejar alguma conquista na Copa deste ano. Mesmo passando longe do favoritismo, a seleção superou Peru e Austrália e se classificou. Fora de campo, os dinamarqueses sabem cultivar um bom rock. Exemplo disso é a banda Dizzi Mizz Lizzy.

Formado em 1988 no subúrbio de Copenhague, o grupo conta com duas pausas na carreira, em 1998 e em 2010. A última reunião foi em 2014 e eles permanecem juntos até hoje. O som da banda pode ser considerado um grunge, com sonoridade que remete ao Audioslave em algumas canções.

GRUPO D

– Croácia

Surpresa no Grupo D pelo desempenho arrasador, a seleção croata se classificou em primeiro com direito a uma goleada sobre a Argentina. No entanto, o país europeu não tem lá tantas bandas de rock peso. Mas para mostrar como o local revela boas surpresas, escolhi um duo de um estilo conhecido como Cello Rock, ou seja, rock tocado com violoncelo.

O duo 2Cellos é formado por Luka Šulić e Stjepan Hauser e desde 2011 vem crescendo no cenário musical da europa como uma verdadeira revelação. Apesar de tocarem músicas de outros artistas, a inovação da releitura é válida o suficiente para entrar nesta seleta lista.

– Argentina

A seleção de Lionel Messi quase passou vergonha na Copa deste ano, mas os hermanos conseguiram se salvar na bacia das almas e garantiram a classificação. Apesar da rivalidade futebolística, há de se admitir que a Argentina é um país roqueiro, tanto que um dos maiores shows da história do AC/DC foi no estádio do River Plate, em Buenos Aires.

Para falar do rock produzido no país, escolhi uma banda que apesar do nome sugerir algo pesadíssimo, traz um pop rock mais tranquilo. Infierno 18 está na estrada desde 1999 e tem seis discos na bagagem. Com toda a experiência e um bom som, vale a pena conferir.