No início dos anos 1980, o rock santista tinha na Heavy Metal o seu principal templo. O espaço, que anos depois virou Planet Z, depois People, atualmente funciona como igreja, na Avenida Bartolomeu de Gusmão, recebia as principais bandas do momento. Paralamas do Sucesso, Titãs, Kid Abelha, Kid Vinil e Bi-Sex foram algumas delas.
Uma das representantes de Santos que mais marcava presença por lá era a Alta Tensão. Com apenas dois anos de história (1982-1984), a banda de Roberto Brazil (Dentinho) e Alemão tinha influências de AC/DC, Steve Miller Band, Kiss e Van Halen no som.
Dentinho lembra que a banda gostava de chamar a atenção pela atitude e suas apresentações. “Nossos shows tinham de tudo: explosões, fumaça, tiros. Visualmente éramos únicos”, diz. “Chegamos em um dos shows no Sírio de Landau (carro) para impressionar a rapaziada”, complementa.
Além da Heavy Metal, a banda fez vários shows na Concha Acústica, no Clash Bar, em São Paulo, Guarujá, Cubatão, Praia Grande e festivais da antiga Radio Clube de Santos.
Apesar de não ter registros de estúdio, Dentinho conta que a banda tinha um público fiel, que cantava todas as músicas próprias. “As pessoas cantavam nossas canções nos shows. Nenhuma rádio tocou nossas canções e até hoje somos lembrados”, diz. “Lembro que éramos intocáveis – ninguém mexia conosco – se alguém falasse mal, o pau comia”, complementa.
Além dos sons próprios, a Alta Tensão levava versões do Kiss, Van Halen e AC/DC. “Tocávamos muito bem as covers”.
O músico lembra com carinho do momento vivido no início dos anos 1980. “O cenário rock da época era muito forte, bem mais do que hoje. O que faltou era uma pessoa (produtor) com cabeça e influência pra impulsionar a rapaziada junto com uma rádio”, diz. “Foi uma época verdadeira, pois todos tinham talento e mensagens. Parecido com o cenário rock do Rio de Janeiro na época”, complementa.
Questionado sobre o final da banda, Dentinho não entra em detalhes. “Ego”, resume sobre o motivo que levou a Alta Tensão a encerrar as atividades.
A Alta Tensão era formada por Dentinho (voz e guitarra), Washington Alemão (baixo), Grilo (guitarra) e Marcelo Demolidos (bateria). Ainda passaram pelo grupo: Mauro Howe, Paulo Naef e Alberto.
Confira abaixo dois registros históricos do grupo durante apresentação na Heavy Metal.