Nos últimos dias, a imprensa esportiva praticamente abordou apenas dois assuntos: final da Copa do Mundo e a contratação de Cristiano Ronaldo pela Juventus, da Itália. Após nove anos no Real Madrid e uma série de recordes quebrados e títulos acumulados, o português, cinco vezes o melhor do mundo, mudou de ares. Trocou Madrid por Turim. E se ele ainda não teve tempo de estudar um pouco sobre a Juve, a Netflix tem uma baita série para ajudar CR7 e o público a entenderem melhor o dia a dia da equipe.
Juventus: Prima Squadra foi dividida em duas partes e pode ser, facilmente, maratonada entre hoje e domingo, como um bom aquecimento para a final da Copa do Mundo entre França e Croácia, neste domingo.
A produção acompanha os bastidores do novo clube de Cristiano Ronaldo durante as temporadas 2016-2017 e 2017-2018. A primeira parte da série é focada na disputa do título italiano contra a Napoli, quando as equipes lutaram ponto a ponto pela conquista. A derrota para o Real Madrid na Liga dos Campeões 2017-2018 também é abordada, mostrando a montanha-russa na qual o clube viveu nesse período.
Como já era esperado, o goleiro Gianluigi Buffon, de 40 anos, que recentemente se transferiu para o PSG após passar a carreira quase inteira em Turim, é o grande personagem da série. Líder, bem humorado e com ótimas sacadas, o arqueiro consegue aumentar ainda mais o seu status de ídolo. Uma pena ter deixado o clube um pouco antes da chegada de Cristiano Ronaldo.
Ídolos do passado também dão as caras na série, como Del Piero e Pavel Nedved. Uma coisa que chama bastante a atenção é que a série não fica restrita apenas ao futebol. Ela também invade a intimidade dos jogadores, mostrando tanto o lado profissional como o pessoal, o dia a dia comos seus familiares.
Fica a dica para os clubes brasileiros pensarem em algo semelhante. Conteúdo não faltará; basta ver os canais no YouTube do Santos, Palmeiras, Flamengo e Grêmio, sempre bem abastecidos. Não sei quais são os planos da Netflix com essa produção da Juve, mas imagino que agora deva ganhar ainda mais força.
Cristiano Ronaldo é dinheiro certo, não tem como dar errado. Vamos torcer por essa sequência e, também, pelas produções nacionais dos nossos clubes.