Após quatro anos sem lançamentos, a primeira parte do novo álbum do Foals chegou às plataformas digitais. Everything Not Saved Will Be Lost estreou, na sexta-feira, trazendo dez canções inéditas. Com passagem marcada pelo Brasil no lineup do Lollapalooza, a banda já incorporou algumas das músicas estreantes nos setlists da turnê.
Com modernismos acertados na aposta por sintetizadores, vocais harmônicos e melodias que oscilam em velocidade, Foals trata de colapsos – sejam eles ecológicos, sociais ou mentais. Boa parte das letras foram escritas pelo vocalista e guitarrista Yannis Philippakis, que considera que nosso planeta está “de cabeça para baixo”.
Seu som aparece mais maduro, mantendo a linha do rock alternativo entre novas percepções musicais. Com quebras de ritmo entre as faixas, a primeira parte do álbum duplo é bem sucedida em agarrar sua atenção.
Em entrevista para O Globo, o guitarrista Jimmy Smith comenta que o segundo álbum será mais pesado, com mais guitarras. Ainda não há data de lançamento marcada para a segunda parte do disco, mas a previsão da banda é de estreia no segundo semestre.
Frente ao lançamento do disco duplo Everything Not Saved Will Be Lost, o grupo apresentou algumas das canções estreantes para uma pequena plateia em Manchester. Entre as novidades no setlist, estavam Exits, Syrups, Sunday, In Degrees e White Onions. Lançaram metade das novas canções, que foram muito bem recebidas pelo público. Confira um vídeo do show: