No mês passado, quando conversamos com o baixista da banda canadense Nickelback, Mike Kroeger, um detalhe importante da trajetória do grupo foi ressaltado: a influência do rock pesado. Segundo o músico, em todos os álbuns têm uma faixa mais para o hardcore ou heavy metal. “É daí que viemos”, declarou.
Curiosamente, na última quinta-feira, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, o Nickelback mostrou um pouco dessa faceta. Abriu e encerrou a apresentação com canções mais pesadas. O início veio com Feed the Machine e Hangnail. O desfecho foi com Burn It to the Ground, uma das poucas que fez o público pular junto com a banda.
O peso, entretanto, é um mero detalhe no repertório dos canadenses. Com tantos hits na bagagem, o recheio do show é feito com várias baladas que marcaram a década passada na MTV e nas rádios.
A primeira trinca radiofônica teve Photograph, Far Away e Hero. Nelas, os irmãos Mike e Chad Kroeger tiveram o apoio irrestrito dos fãs, que cantaram do início ao fim em uníssono.
Ao mesmo tempo que distribui seus hits, o Nickelback também explora bem os telões. Algumas faixas ganham lyric videos bem produzidos (When We Stand Together), outras recebem efeitos visuais (Million Miles an Hour).
Outro detalhe curioso é a simpatia dos integrantes com o público. Durante o show, Chad distribuiu alguns “happy birthday” para os fãs que avisavam isso em cartazes, autografou álbum, tirou selfie e ainda brincou com um meme.
Meme do Nickelback vs Trump
Antes de começar Photograph, o vocalista disse que os “millennials talvez conheçam a música apenas dessa forma”, ao se referir às imagens do telão, um meme bem conhecido.
Inclusive durante a semana, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, utilizou esse meme para atacar Joe Biden. Além de conter a legenda “look at this photograph“, um trecho da música, o vídeo postado por Trump continha imagens de Joe Biden.
Em seguida, já com o clipe da banda rolando, no momento em que Chad aparece segurando um porta-retrato, a imagem mostrada foi trocada por uma foto de Biden e seu filho, junto a um executivo ucraniano.
A repercussão foi tão grande que o ex-baixista do Nirvana, Krist Novoselic, saiu em defesa do Nickelback. Os canadenses ainda conseguiram excluir a montagem do presidente americano das redes.
Apesar da tensão causada por isso, o grupo estava bem à vontade no Ibirapuera. Era nítida a alegria deles. Em outro momento divertido, Chad convocou duas gêmeas para cantar outro sucesso, Rockstar. O que se viu ali foi um show de erros por parte das fãs, que levou o público aos risos. E tudo encarado com muito bom humor pelos integrantes.
How You Remind Me, a mais cantada no videokê do lado de fora do ginásio, veio na reta final. Foi um dos momentos mais fortes da interação entre banda e público.
Muito bem tocado, afinado e com vocal impecável, o Nickelback cumpriu bem sua missão. Em 1h30 de apresentação, conseguiu condensar todos os hits, divertiu e fez o melhor esquenta para o Rock in Rio. Neste domingo (6), às 20h10, eles tocam no Palco Mundo, com transmissão da Multishow.