Brisa Dourado Santos, a Brisa, 20, lançou o clipe da música Roxanne Shante na última sexta-feira (28). A produção ficou a cargo da Lola Magalhãez. Em resumo, uma parte do vídeo foi gravada no Quebra- Mar, em Santos e a outra na P1, no Sambambaia, em Praia Grande, cidade onde mora.
Quando a artista conseguiu entrar para uma produtora, no caso a Labuta Hip Hop, resolveu passar o recado presente na letra: buscar a si mesmo.
“Eu já tinha a letra há um tempo e resolvi gravar quando tive a oportunidade. Sempre percebi que estava em busca de mim mesma. Até hoje, eu acho que não me encontrei. Faço música desde os 13 anos, faz tempo que estou nessa busca. Me perguntando o que eu quero fazer, quem sou como artista. E essa música fala muito disso, e também que vou ser como sou, a sociedade não vai me oprimir. Por isso que na letra falo: quando souber quem você é, seja por inteiro. Eu busco na vida, o risco da vida, o seu eu verdadeiro”.
Além disso, ela cita o esforço para chegar onde ela chegou e onde ela quer chegar. “Por isso, também falo que a ‘arte não aceita 50%’. É difícil pra caramba, eu tive que me equilibrar muito pra fazer o que eu tô fazendo. Mas, eu sei que no final vai valer a pena, porque eu não preciso morrer com dinheiro, e sim feliz fazendo o que gosto”, diz.
As minas estão aqui
No clipe, também há cenas de quando ela estava em São Paulo, rodeada de MCs mulheres.
“A maioria dos clipes eu vejo, os caras estão ‘calotados’ de manos na quebrada deles, mostrando que os parceiros estão ali. Acho isso muito daora. E eu pensei, por que as minas não fazem isso? Tanto que tem cenas que eu estou em São Paulo, cheia das MCs de São Paulo, tá ligado? Porque MC mulher é muito escasso, então fico muito chateada com isso. A ideia não foi de ativismo nem de militância. Era pra ser só um ‘as minas estão aqui’, mas como mal tem isso, acabou sendo”.
Todas as pessoas que estão no clipe, exceto as MCs, são pessoas com quem Brisa convive no dia a dia. “Eu tentei juntar o que já me falaram uma vez: Nossa Brisa, você costuma andar só com os rejeitados da sociedade. E eu: é isso mesmo. A maioria das pessoas que estão no videoclipe estão no meu são meu ciclo social. Só a galera que cola comigo no dia dia, porque eu gosto de olhar e sentir que é minha quebrada. Menos na parte de SP, na Zona Leste, na Batalha da Leste”.
Para esse ano, ela ainda tem planos de lançar mais músicas, clipes, participações e fazer muitos eventos.
Quando tudo começou
Ela cresceu cheia de influências musicalmente, pois tem músicos na família! Seu tio tocava rock e continua na MPB, enquanto o avô era percussionista. Então cresceu escutando samba e MPB. E aos 13 anos ela se apaixonou pelo funk.
“Eu era de São Vicente e me mudei para Praia Grande, conheci o funk e fiquei fascinada. Via os moleques cantando na rua, na calçada. Vivia num bonde, no qual era a única mina no meio de uns 15 moleques. Pensei, quero fazer isso que eles fazem, e comecei a compor umas letras. Fiquei até os 15 anos. Saí, fiz duas bandas de reggae, depois uma de rock. Cantei em vários barzinhos”.
Em 2016, participou de cinco batalhas de rima, mas resolveu parar de disputar. No final do ano passado, no entanto, voltou. E como diz: “ganhou várias folhinhas” (prêmio das batalhas).
“E vi que o rap casa muito com a minha pessoa. Eu via que servia pra isso”. Entretanto, ela não gosta de se definir em um gênero musical, pois pode querer fazer de tudo um pouco.
Recado para as minas
Brisa acha importante mandar um recado para as minas, porque vê poucas se apresentando na Baixada Santista.
“Quero avisar para elas que não vai ser fácil. Estamos a atrasadas e desfalcadas. Muitas pessoas vão subestimar, vão nos colocar pra baixo e dizer que não servimos para isso. Mas, a gente tem potencial, e podemos ser até melhor que eles. Quero dizer pras minas acreditarem no sonho delas, porque vai dar tudo certo, ou pelo amor ou pela força do ódio. Agora, as pessoas vão falar mal de você e no futuro elas vão babar o seu ovo porque você vai tá fazendo clipe foda”.
Informações sobre o clipe
Participação especial Tati Botelho @tatibotelho1989
fb.com/brisa.dourado.75
@brisamcoficial
Beat: Apocalipse @eoapocalipsenosbeat
Gravação, Mixagem e Masterização: Guilherme Cres
@guicres_sep
Direção, Fotografia e Edição: Lola Magalhãez
@lolamagalhaez