O duo de metal santista Umbralina liberou sua versão para a faixa Gratidão A Deus, de João Cabete, na última sexta-feira (24), mas após uma grande repercussão, foi obrigada a tirar a faixa do ar. Descendentes de João Cabete solicitaram a retirada do ar.
O vocalista e guitarrista Irmão Verdade justifica que “a música consta como domínio público na Biblioteca Nacional”, o que em tese validaria a livre expressão artística da Umbralina a partir do conteúdo. No entanto, a banda decidiu por excluir o single com fim de evitar atritos ou quaisquer problemas.
“Nós temos muito apreço pela obra de João Cabete e não queríamos desrespeitar ninguém. Por isso, tomamos essa decisão”, frisa o músico.
O grupo aproveita a situação para liberar a faixa autoral Momento Espírita com exclusividade via Blog n’ Roll. Posteriormente, no dia 14 de maio, a faixa chega em todas plataformas de streaming.
A baterista, Umbraline, ressalta que essa música, por sua vez, trata-se de uma crítica ao animismo nas sessões espíritas. Para ela, “todo médium, por mais puro que seja, sempre traz alguma influência para suas psicografias e palestras. O ser humano, e a sua própria matéria, estão ali de todo modo”.
Ouça Momento Espírita abaixo