*RAFAEL CÉSAR
De beatmakers até poetas, existe uma cena hip hop no Litoral Norte de São Paulo que se espalha pelos municípios da região. Este fato não é ilusório. Por isso, a equipe do Blog n’ Roll conversou com alguns talentos do movimento que moram em bairros da Costa Sul de São Sebastião.
Muito além das praias do Litoral Norte
A cidade, famosa pelas suas praias paradisíacas, esconde seu lado periférico através das publicidades que enaltecem apenas locais turísticos. Entretanto, a realidade é que existem comunidades carentes e inúmeros morros repletos de famílias que vivem de maneira precária.
Normalmente, pessoas que vivem nessas condições se fortalecem e ganham voz por conta de movimentos e projetos sociais. Alguns jovens de São Sebastião, envolvidos com a cultura, tentam demonstrar o poder da palavra e do protesto produzindo arte. Conheça alguns desses artistas:
Júnior Poeta
Morador do bairro de Cambury, Ademilson Souza Jesus Júnior, 17 anos, é poeta e compositor. Para ele, o maior desafio de ser poeta no Litoral Norte é conquistar público para consumir a arte feita pelo artista.
“São poucos eventos e oportunidades de disseminar a poesia nessa cidade. Às vezes, parece que ninguém gosta daquilo que produzo”, confessa.
A maior inspiração de Júnior vem do rap e das oficinas de poesia do rapper Brenalta MC. O garoto já tem algumas poesias publicadas na internet, mas se interessa em participar de saraus e slams.
“Tenho estudado bastante e rabiscado muito. Pretendo lançar umas músicas em breve e um canal para recitar minhas poesias em vídeos semanais”.
A arte de Júnior Poeta
“Nessa vida cheia de dificuldades
Trecho da poesia Oração é Poesia de Júnior Poeta
Nunca reclamei
Mas tô no corre pra ela melhorar
Muito tempo se passou bem
Aí fica aquela dúvida
Se eu ainda sei rezar
Há muito tempo minha fé foi perdida
Mas tenho fé que um dia eu ela vou encontrar
Não que não acredite mais nos anjos
É que eles não fazem tanto sentido
O quanto faz os orixás
Facebook: juniorsouzaa
Instagram: @poeta.blues
Edu MEC
Eduardo Castro Santos, conhecido como Edu MEC, 18 anos, exerce uma função que vai além de fazer rimas e músicas. Ele busca passar a visão da arte dele para o ouvinte. Morador do Sertão do Cacau, em Cambury, o jovem começou no hip hop em 2017, participando da Batalha do Conhecimento, no Sertão da Rima.
A partir daí, o Edu nunca mais parou. Ele já fez feat com Lobão em 5%, foi membro da BDVCrew e fez hits como Mamba Negra e Lucro. Também fez feat com o Saturno na canção Tormenta e na faixa Medo Mundano do EP Rei Tinto do Saturno.
“O rap me deu uma família de rua, que juntamente me proporcionou vivências extraordinárias de vida. Foram noites de shows que tínhamos que ficar sem dormir para conseguir pegar o último ônibus. O melhor de tudo isso é que valeu todo esse esforço”, diz Edu MEC.
Facebook: Eduardo c.santos
Instagram: @mec_zim
Tweeter: @eduardoMec2
Vico
Davi Soares, o Vico, tem 20 anos e executa a função de poeta e MC no movimento hip hop. Cursando Recursos Humanos, o jovem mora no bairro Baleia Verde, que fica 45km da faculdade em que estuda. Sempre na correria, ele ainda arruma tempo para produzir suas letras e projetar lançamentos futuros.
“Comecei nos meus 11 anos a fazer rimas e poesias através de um projeto que tinha na escola. Fazia alguns versos e a arte estava sempre lado a lado comigo. Ainda existe muito preconceito ligado aos gêneros musicais vindos da periferia e desde criança observo esse fato. Sofri com esse preconceito dentro de casa. No entanto, observei que a verdade é que a cultura hip hop salva vidas e segui com a minha ideologia”.
Vico
Com alguns trabalhos nas ruas, Vico tem participações com vários artistas locais e possui um canal no YouTube chamado REAL VICO. O rapper é conhecido como ‘canarinho’ pela voz limpa e suave que possui. Ele garante que logo mais vai lançar um EP e um álbum.
Facebook: DV Vico
Instagram: @vicotera
Twitter: @vicotera
YouTube: REAL VICO
O beatmaker
Caio Pereira Lopes é um produtor de beats que busca agregar na cena da forma que puder. Pode ser fortalecendo com a produção de beat ou através da organização das batalhas e letras de músicas. Morador de Boiçucanga, Caio começou a ouvir rap com oito anos por influência de um primo mais velho.
Considerado um dos maiores campeões da Batalha do Verso – primeira batalha de rap do Litoral Norte – o jovem já ganhou sete edições da rinha. Em relação a trabalho lançados, Caio tem produção de dois beats e da arte gráfica do EP Rei Tinto. Também é responsável por todos os beats do EP do Sigma, menino prodígio da BDV.
Caio participou pela primeira vez de uma batalha em 2017 e aprendeu a produzir beats graças à aptidão.
“Sou autodidata, nunca fiz um curso na área. Tive que fazer várias pesquisas para aperfeiçoar as minhas técnicas e processos criativos para fazer os beats”, explica.
Instragram: @caiolxpxs
Twitter: caio__lopes__
Brenalta MC
Breno Silva do Nascimento, 21 anos, mais conhecido como Brenalta MC, lançou o videoclipe do single Cravos com destaque no Blog’nRoll.
Nascido em São Sebastião, o rapper é morador do bairro de Boiçucanga. Desde a infância, Brenalta tem trilhado um caminho penoso para conseguir fazer sucesso com seu rap e sua poesia. Para o MC, a cena do hip hop na região dele é muito fraca.
Entretanto, o MC acredita que apesar do individualismo, existem artistas que possam se destacar e somar para que esse cenário e movimento evoluam. Brenalta começou cantando rap em uma gincana de escola e nunca mais parou. Desde 2012, o rapper é envolvido com a cultura e já fez muito pela causa.
Além de rapper e poeta, Brenalta é ator, educador, modelo e locutor do programa SulRap da Rádio Comunitário Costa Sul. A rádio fica localizada no bairro onde vive. Para Breno, um dos maiores feitos dele foi ser idealizador da BDV (Batalha do Verso) que está próxima a completar cinquenta edições ainda este ano.
Facebook: Brenalta Silva
Instagram: @brenaltamc
Youtube: Brenalta Mc
Saturno
Nascido em Santa Teresinha, na Bahia, Wesles Santos, o Saturno, começou no rap em 2016 participando de batalhas de rima. Além de ser apaixonado pela poesia, o jovem se encontrou na música e vem lançando uma canção mais pesada que a outra.
Seu próximo lançamento será o videoclipe da track Afropunk, planejado para o dia 20 deste mês. A MaresiasTV foi a produtora responsável por gravar esse clipe que promete agitar a cena do hip hop do Litoral Norte.
Com o EP Rei Tinto lançado, o rapper vem se reinventado a cada hit. Há algumas semanas, Saturno colocou na pista o single O baile Mais Triste do Ano e garante que vem muito mais por aí.
Facebook: Wesles Santos (Saturno)
Instagram: @sv7urno
YouTube: eu sv7urno