Montar uma banda, gravar um álbum, lançar um videoclipe, tocar em vários estados brasileiros e levar o som para os países mais diversos. Para um grupo independente isso é uma consagração. A Bayside Kings, uma das principais de hardcore de Santos, embarca nesta semana para a Argentina, onde fará três shows pela primeira vez em território estrangeiro.
As apresentações vão acontecer nesta sexta, sábado e domingo, em La Plata, Mar Del Plata e Buenos Aires, respectivamente. Na ocasião, a banda, que será a principal atração dos eventos, vai divulgar seu último trabalho, Warship, que foi lançado em versão limitada de vinil sete polegadas e com capa em 3D.
“Estamos com uma expectativa a mil. É como começar de novo, ir à lugares novos, conhecer pessoas novas, tocar pela primeira vez, só que com uma responsabilidade maior”, diz o vocalista Milton Aguiar, que vai aproveitar as férias do trabalho para realizar o sonho.
Supervisor administrativo de uma agência bancária, Aguiar conta que os outros integrantes não estão de férias, mas conseguiram negociar uma licença no final de semana para viajarem ao país dos nossos hermanos.
O contato inicial para a turnê começou com o selo argentino Xtrue SpiritX, um dos responsáveis pelo lançamento do primeiro EP da banda. Depois disso, o vocalista viajou ao país no ano passado para passar férias e buscou saber mais sobre o hardcore de lá.
Mas Aguiar diz que teve uma dose de sorte e destino para garantir a primeira experiência internacional da Bayside Kings. “Conheci o Jaime Vieira (amigo argentino) em um show nosso em São Paulo, no qual ele tirou umas fotos e disse ter curtido o som. No dia seguinte era show do Gorilla Biscuits (banda norte-americana) em Santos e ele desceu para ver. O contato do lugar que ele ia ficar hospedado não apareceu e ele ficou perdido pela cidade. Lembrou de mim e dei uma força para ele até o contato dele aparecer”.
O “contato” de Jaime em Santos é o produtor Charles Coelho, que trabalha em vários shows de bandas estrangeiras no Brasil. “Ele também virou nosso amigo e hoje fecha alguns shows para a Bayside Kings. Uma prova que o destino existe”, brinca o vocalista.
Nos shows na Argentina, o frontman do grupo avisa que a Bayside tocará um set especial com canções do álbum novo (Warship), um cover e outras faixas do EP The Way Back Home.
Preocupados com a impressão que vão deixar no país vizinho, o vocalista avisa que vai levar vários produtos da banda: camisetas, bonés, adesivos e um material para distribuição exclusivo para essa tour, uma espécie de regalo.
Intercâmbio
A ida da Bayside Kings para a Argentina deve abrir espaço para um intercâmbio com os grupos hermanos. “No momento não temos nada em mente para as bandas de lá, mas caso aconteça, vamos fazer. Sempre tentamos ‘fortalecer’ para levar não apenas bandas para fora do país, mas também trazer para um rolê (turnê) caiçara”.
A Argentina é apenas o primeiro passo da banda que promete desbravar o mundo nos próximos anos. Vencedora na categoria “Artista do Ano”, no Prêmio Rock Show, a Bayside Kings já esboça uma turnê na Europa em 2014, que deve passar por nove países. “Além disso temos vontade de fazer uma tour na América do Sul e Central. Temos sonhos de tocar na Ásia e por último, mais difícil, a América do Norte”, projeta Aguiar.
Acompanhe
Todos os detalhes da primeira turnê internacional da Bayside Kings serão divulgados aqui, no Blog n’ Roll. O vocalista Milton Aguiar fará um diário de bordo da experiência no exterior, falando sobre os shows, bastidores, além das aventuras.
Um cinegrafista acompanhará os integrantes por todos os cantos. Os registros serão transformados em um documentário.
