O Slipknot retornou na sexta-feira (5) com The Chapeltown Rag, sua primeira nova música em dois anos. Gravada durante recentes sessões para um álbum que ainda será anunciado, The Chapeltown Rag segue com a velocidade de um trem descarrilhado e disseca incisivamente a cultura da internet desde dentro com um grito: “When Everything Is God Online…Nothing Is (em tradução livre, “quando tudo é Deus Online, nada é”).
O vocalista do Slipknot, Corey Taylor comentou em The Chapeltown Rag, observando que “é um punidor. É um clássico Slipknot. E é frenético”.
“Mas, poeticamente, vem de um lugar sobre falar a respeito de várias manipulações que podem acontecer quando as mídias sociais encontram consigo mesmas. E as diferentes maneiras que essas manipulações podem tentar nos lançar em diferentes direções, considerando que estamos viciados nela, o que é muito, muito perigoso”.
M. Shawn Crahan, mais conhecido como o Clown (palhaço) do Slipknot, completa… “The Chapeltown Rag facilita um tipo de mentalidade que vocês vão gostar: e é sobre o lado incendiário das coisas”.
Inovação para divulgar The Chapeltown Rag
A forma como a banda anunciou The Chapeltown Rag ao longo da semana foi tão inovadora quanto a música em si. Sem o conhecimento dos visitantes, palavras-chave das letras do single inédito ocuparam o site do Knotfest — o hub online da banda para notícias, comunidade e o fã clube oficial da banda, o OT9.
Quando os usuários clicavam nas letras, eles eram enviados para o site. Lançando os fãs para dentro desse labirinto, o site apresenta uma série de nove tokens não fungíveis (NFTS) eco-friendly cunhada pela conta do usuário desmoines515 e hospedada no WAX Blockchain.
Novos assets digitais foram sendo revelados ao longo de toda a semana, diariamente. Quando reunidos, esses ativos garantiam uma primeira visão da arte da capa, assim como um trecjp da música. Fãs que colecionaram todos os nove tokens devem ficar ligados pois podem ganhar diversas opções de recompensas e ofertas ao longo do ciclo do próximo álbum.
“Slipknot está na ponta da utilização da tecnologia de formas novas e criativas para engajar seus fãs”, diz Lee Jenkins, gerente de produtos da WAX, “e nós estamos muito animados que eles escolheram a WAX para essa inciativa que mostra uma nova forma de utilizar a tecnologia blockchain.”