Andre Unknown abraçou o lado desconhecido da vida e se jogou em novos caminhos na estreia oficial deste projeto solo. Capitaneado pelo tecladista, cantor, produtor musical, designer e artista visual carioca Andre Câmara, ele lança o EP Clicks, reunindo duas faixas inéditas que atestam sua versatilidade, além de um remix assinado por DELNUR.
O EP chega às principais plataformas acompanhado de vídeos. O de Truce foi concebido e realizado completamente no game Counter Strike.
A proposta para o vídeo veio da vontade de abordar o relacionamento de Andre com tecnologia. Boa parte desse primeiro momento foi inspirada pelo gaming, em especial pelo popular jogo que simula missões contra-terroristas.
“Eu e meus amigos viramos noites nas lan houses do Rio de Janeiro jogando CS. Achei que seria uma boa oportunidade para explorar a estética desse jogo, que atualmente já pode ser considerada nostálgica. Também gosto muito da ideia de usar efeitos práticos na produção, ou seja, usar as ferramentas que o meio proporciona. No clipe de Truce, todos os efeitos são filmados dentro do jogo em si, sem nenhuma adição de 3D ou outras ferramentas que não sejam as que usamos para esconder detalhes da interface ou andar pelo mapa. Foi um grande exercício de produção e edição, que não seria possível sem a ajuda de Eduardo Magalhães e Thiago Duarte”, comemora.
Embora atue acompanhando músicos e integrando bandas, a nova fase solo de Andre Unknown foi anunciada com o single Wishful Thinking, onde ele recria a faixa de BENEE em clima de bedroom pop, lo-fi e arte pop.
Agora, o músico vai ainda mais a fundo em suas referências, buscando caminhos ainda não percorridos em nenhum de seus trabalhos anteriores.
Truce e HALT são duas canções cujos títulos remetem, curiosamente, à paralisação, inércia, fim de caminho. Porém, Andre Unknown está apenas começando, desta vez de um lugar criativo de total liberdade e sem restrições de rótulos.
Truce é um sinônimo dessa transição, pois surgiu durante um voo do Rio de Janeiro para San Francisco, onde Andre morava à época. A faixa acabou composta tempos depois em uma visita ao amigo e também músico carioca DELNUR em Nova York. Daí surgiu a parceria que resultou na co-produção da faixa e de DELNUR assinando um remix de Truce, que acompanha este EP.