Como um “vento que soprou pra nunca mais voltar”, os músicos Rafa Martins e Bola miram o futuro no seu primeiro single juntos. Calcanhar é a primeira de duas canções inéditas que os músicos – conhecidos pelas bandas Selvagens à Procura de Lei e Zimbra, respectivamente – lançarão em parceria pelo selo Midas.
A letra encontra luz em meio a uma narrativa de encerramento de ciclo e despedida, em busca de recomeços. A ausência é a presença mais marcante na música, seus efeitos impossíveis de ignorar.
Após o fim premeditado, anunciado e esperado, resta apenas entender o processo, lidar com ele e seguir em frente. Calcanhar vê esse momento por uma perspectiva libertadora, convidando a desbravar novos caminhos sem olhar para trás.
O lançamento vem na esteira de uma fase prolífica para ambos artistas. Bola lançou, este ano, um novo álbum com a Zimbra, intitulado Sala Dois, além do single Abismo. A banda se tornou um dos principais expoentes do novo indie rock nacional.
Já Rafa Martins estreou, em 2021, seu disco solo Paisagens, um mergulho intimista no folk enquanto estética e na poesia enquanto linguagem, traçando versos sobre o caminho de volta para casa. O guitarrista segue ainda em atividade com a banda Selvagens à Procura de Lei, que há mais de uma década movimenta a cena do indie brasileiro.
Esse encontro entre os amigos vai no caminho inverso de Paisagens, álbum em que Rafa Martins cuidou de quase 100% do processo. O músico convidou Bola, que por sua vez agregou Bruno Pelloni.
Processo de gravação de Calcanhar
De Fortaleza, Rafa logo estava em São Paulo para gravar vocal, guitarra, violão e baixo; Pelloni assumiu teclado e a co-produção de Calcanhar ao lado de Martins e Bola. Bateria e percussão ficaram a cargo de Pedro Furtado, também músico da Zimbra.
O resultado dessa imersão de quatro dias foram duas canções, cuidadosamente aprimoradas em pós-produção, definindo estruturas e arranjos.
“Todo o processo trouxe à tona o pensamento de que a energia humana é tão importante ou até mais do que as limitações técnicas. Desde o começo estávamos desapegados da ideia de entrar em estúdio que não fossem os nossos, nos apegamos à criatividade e às boas vibrações desse nosso encontro. Procuramos seguir nossas vontades, acho que a sonoridade ficou bem na onda do que a gente estava buscando: algo entre o folk, o bedroom pop e a MPB”, comemora Rafa.
Depois de Calcanhar, Sereno será a segunda parte desse lançamento conjunto, trazendo a vibração regionalista de ambos os músicos – um cearense, o outro paulista de Santos. A próxima faixa será lançada em setembro. Enquanto isso, é possível ouvir o primeiro lançamento em todas as principais plataformas de música.