O que você está procurando?

100 bandas para você conhecer do cenário hardcore de Santos

38 – Suigeneris

A Charlie Brown Jr, banda santista de maior destaque no mainstream nacional, lançou seu primeiro álbum, Transpiração Contínua Prolongada, em 1997. Um ano antes, a banda Suigeneris surgia no bairro do Campo Grande, em Santos. Mas qual é a ligação entre elas? Foi a segunda que despertou o interesse de Bruno Graveto, baterista da última formação da CBJR, em ter banda. Além disso, a Suigeneris também foi uma das primeiras bandas de vários integrantes da The Bombers: Wagner Tick, Gustavo Trivela, Fernando Oliveira, Amauri Meireles e o próprio Graveto.

“A banda surgiu em 1996. Éramos colegas de classe no Ateneu Santista e um amigo em comum me apresentou ao Tick. Disse que ele curtia Green Day tal como eu”, conta Oliveira. João, recém-chegado na escola, se enturmou rapidamente com a dupla, pediu uma bateria de presente para a mãe e completou a cozinha. De sexta a domingo, os três se reuniam na garagem do prédio do Tick para ensaiar. “Passávamos o dia inteiro enfurnados dentro de uma garagem infernalmente quente”.

Continua depois da publicidade

Até fazer um som próprio, a Suigeneris ensaiava uma salada, que passava pelo pop punk do Green Day, o rock do Raimundos e Planet Hemp, além do metal do Judas Priest, Black Sabbath e Sepultura.

Em 1999, João saiu da banda, não queria mais tocar. Bruno Graveto foi convidado para o lugar dele. Mas essa formação durou pouco. No final de 2000, a banda deu uma pausa por falta de agenda. Tick estava tocando no Bombers, Graveto tinha outras bandas e Fernando foi estudar no Interior.

Um ano depois, com Gilmar Carrasco no lugar de Graveto e Gustavo Trivela substituindo Tick, a Suigeneris voltou à ativa. “Essa formação foi a que fez mais músicas e alguns shows, como no Cadeião, Praia Sport Bar, além de Limeira e um festival da Universidade Federal de São Carlos, juntamente com as Velhas Virgens”.

Trivela foi responsável por uma história curiosa da banda. “No último show no Praia Sport Bar, o Carrasco passou mal no meio da apresentação. O Trivas perguntou ao público se deveríamos acabar ou continuar. Como o público optou pela sequência, ele foi para bateria e tocamos mais três músicas”, recorda Oliveira.

Continua depois da publicidade

A Suigeneris gravou um CD demo (Ocavus) jamais lançado, pois a banda encerrou as atividades na sequência. “A banda acabou logo depois do festival em São Carlos. O China (Amauri) e o Carrasco não apareceram no show porque o Santos havia sido campeão”, diz, aos risos, Oliveira.

Depois, Fernando e Trivela se juntaram com Estefam (Studio G) e finalizaram as gravações de Feel The Power, com canções não registradas no primeiro trabalho. Mas mais uma vez o material não foi lançado.

“No momento estamos em um projeto de regravação das músicas antigas. São umas 40 faixas. Eu, Tick e Graveto estamos fazendo isso. Inicialmente é só pelo prazer de gravar e deixar arquivadas, mas nunca se sabe. Sempre cogitamos uma reunião, mesmo que seja apenas nos ensaios”.

Ouça Ocavus abaixo

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

 

Continua depois da publicidade

1 Comment

1 Comment

  1. Roberto Mattos

    29 de janeiro de 2018 at 15:58

    Boa tarde…Então, encontrei essa matéria sobre a cena de Santos a pouco tempo.
    Gostei do som do clipe dessa banda, mas não consigo ouvir as outras musicas. Você poderia disponibilizar em outro lugar(Soundcloud, Bandcamp….) ?

    Abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos