Depois de emprestar a voz para o tema dos personagens de Aline Moraes e Cauã Reymond, na novela Um Lugar ao Sol, da TV Globo, Érika Martins lançou o single Céu de Planetário: composta em parceria com a cantora Fernanda Takai; será também o primeiro feat das duas.
Érika é cantora, guitarrista e compositora. Com uma carreira de mais de 20 anos dedicada ao rock, alcançou projeção como vocalista da banda Penélope, atingindo os primeiros lugares das mais tocadas por todo Brasil com sucessos como Holiday, Namorinho de Portão, A Mais Pedida (participação com Raimundos).
Aclamada pela crítica e indicada para as premiações mais importantes do mundo da música – Grammy Latino, VMB da MTV e Prêmio Multishow, Érika lançou ao longo de sua carreira seis discos: três com a banda Penélope e três solo.
O último disco solo, Modinhas, recebeu cotação máxima do jornal O Globo e rendeu uma turnê de divulgação pela Europa.
Érika participou de duetos com Herbert Vianna, Erasmo Carlos, Wanderléa, Arnaldo Antunes, com as bandas Titãs e Raimundos, com a cantora mexicana Julieta Venegas e com tantos outros.
Foi a primeira mulher a ter uma versão de Inbetween Days, do The Cure, aprovada pelo próprio Robert Smith – compositor e vocalista do grupo.
Com os Titãs se apresentou no Rock in Rio em 2019 e lançou o single, A Verdade Liberta – uma inédita presente do titã Sérgio Britto.
Em 2015 passou a fazer parte também da nova formação do Autoramas. Com a banda representou o Brasil duas vezes no Festival “South By Southwest” nos EUA e fizeram várias turnês pela Europa (com Festivais na Inglaterra, Alemanha e Espanha), México além de muitos shows pelo Brasil incluindo festivais como: Porão do Rock, Rock in Rio e Lollapalooza.
Além do single com Fernanda Takai, Érika Martins prepara um disco solo para 2023.