O novo disco de Rosana Puccia e David Pasqua, In Jazz autoral, estava pronto quando Gabriel Jammal e Andrea Rosas, jovens cineastas, apaixonaram-se pelas canções e aceitaram escrever um filme de roteiro curto para dar identidade visual às composições inéditas dos artistas. As músicas soam como trilha de “bons musicais dos anos 40 e 50” e, naturalmente, inspiraram cenas com toques de glamour e enquadramentos que valorizam os cenários e a produção meticulosa de fotografia e arte.
Como o título entrega, In Jazz autoral é um álbum de jazz e que explora vertentes clássicas do estilo, como jazz blues, traditional jazz e jazz balada. Este passeio pela linha do tempo dá amplitude para que o curta-metragem utilize diversos cenários de temática urbana e fusões, como a de trazer as street dances (danças de rua) se combinando ao jazz com fluidez para ilustrar as nuances de cada canção.
In Jazz autoral é um álbum sobre amor e as fases do relacionamento, do apaixonar-se às DRs. Os temas são apresentados no filme pelos dançarinos e atores Sorriso e Carolina Nogueira, que conseguem combinar a expressividade do jazz com os passos de dança de rua para formar o casal protagonista da história inventada pelas letras e melodias das músicas. Seus autores, Rosana Puccia e David Pasqua, estão sempre presentes nas cenas como criadores dos personagens que vivem as situações cantadas.
O disco é o sexto trabalho lançado como parceria de Rosana com David. In Jazz autoral tem como base instrumental o trio de piano, baixo acústico e bateria, enriquecidos com solos de sax, clarinete, trompete, guitarra e até pandeiro, em arranjos que vão agradar todos os gostos.
Se pandeiro e jazz formam uma dupla inusitada, na faixa Jazz na Balada, são eles que quebram a rotina e combinam samba com jazz na maior irreverência. Reunindo oito músicas, o álbum tem as letras inusitadas de Rosana em inglês e português e as elegantes composições de David, que também empresta sua voz e as próprias letras em duas gravações.
O curta-metragem é narrado através de seis das oito canções do disco e tem um interlúdio que conecta uma faixa à outra. Este é o primeiro álbum visual da carreira de Rosana Puccia e a segunda parceria dela com os diretores Gabriel Jammal e Andrea Rosas, que também assinam a produção do videoclipe No Camarim da Ilusão, lançado em março.