Uma das revelações da pulsante cena musical carioca, a banda de art punk Glote lançou seu disco de estreia, Melancolia-Ultra, via Transfusão Noise Records. O trabalho é um mosaico abstrato que reflete as inquietações de uma geração indecisa, reativa e frustrada com o mundo ao seu redor, buscando beleza no absurdo.
Essa atmosfera da pós-modernidade é construída ao longo do álbum, com camadas dissonantes e imersivas somadas à letras que exploram o surrealismo do dia-a-dia unidas a referências ao universo gamer (como Skill Sem Delay) e à cultura pop (como Shinkeitsu, que referencia ao clássico Túmulo dos Vagalumes, de Isao Takahata).
O disco conta, também, com versões de artistas da mesma cena que a Glote, (Wxndy, de Fernando Carvalho) e Joy Division, de Yuri Costa, reforçando a intenção da banda em prol do coletivo.
As músicas do disco foram criadas como colagens de diferentes riffs e ideias, trocadas à distância durante épocas pandêmicas, resultando em composições que refletem o período imprevisível em que a banda surgiu.
Formada em 2021, a banda atualmente é formada por Arthur Xavier na bateria, Eduardo Andrade no baixo, João Autuori na guitarra microtonal e vocais e Lorenzo Ciambelli na guitarra e vocais.
O álbum foi gravado, produzido e mixado por Lê Almeida e masterizado por João Casaes, ambos da banda Oruã. A recente turnê internacional desta banda, aliás, foi uma das influências sonoras indiretas pro álbum já que o disco foi mixado em diversos estúdios nos Estados Unidos.
Essa abordagem colaborativa contribui para a atmosfera fragmentada e vertiginosa de Melancolia-Ultra, refletindo os diversos percalços enfrentados pelos integrantes da Glote.
O álbum é um lançamento do selo Transfusão Noise Records que em 2024 completa 20 anos de uma história que já conta com mais de 100 álbuns lançados, apresentando sempre novidades e experimentos para a cena musical brasileira.