O que você está procurando?

Crédito: Iris Alves / Live Nation

Especiais

Em show marcado por polêmica evangélica, Caetano & Bethânia emocionam com set de 40 músicas

Uma boa educação musical pelos pais é a base para tudo. Meu pai me apresentou Buddy Guy, B.B. King, Robert Johnson, Etta James, entre muitos outros nomes gigantes do blues e jazz. Minha mãe foi a responsável pelo toque brasileiro. Foi de Caetano, Gil, Bethânia e Gal até Zeca Baleiro, Lenine e Moska.

Até o último sábado (14), restava um nome dessa lista nacional no meu “check” de shows. E a oportunidade não poderia ter sido melhor. Maria Bethânia, 78 anos, não veio só, estava acompanhada do irmão, Caetano Veloso, 82 anos, o qual assisti diversas vezes em formatos variados de shows.

No Allianz Parque, diante de 45 mil pessoas, Caetano & Bethânia tiveram ao dispor uma estrutura impressionante da Live Nation, digna de grandes shows internacionais. Telões de última geração trouxeram imagens de várias épocas dos irmãos, além de amigos e companheiros de longa data, como Gal Costa, Gilberto Gil, além da mãe, Dona Canô, celebrada pelo público em todos os momentos em que aparecia.

Continua depois da publicidade

O repertório é um passeio praticamente completo pela carreira dos dois. Da Tropicália ao Doces Bárbaros, passando por hits de ambos, até releituras de Raul Seixas, Gilberto Gil, Fernando Mendes, Peninha, Guilherme Arantes e IZA.

Por falar em releituras, nada causou mais estranheza no público do que a inclusão do louvor Deus Cuida de Mim, do pastor Kléber Lucas. A faixa veio após uma sequência arrebatadora com Sozinho, O Leãozinho, Você Não Me Ensinou a Te Esquecer e Você é Linda.

Caetano discursava sobre a origem de Sozinho no repertório, que está presente nos shows desde o fim dos anos 1990, quando citou as versões de Sandra de Sá e Tim Maia, que o inspiraram a fazer o mesmo. Logo depois, passou a falar do louvor.

“Esse crescimento da igreja evangélica despertou o meu interesse no assunto”, disse enquanto o público não manifestava nenhuma reação.

Continua depois da publicidade

Deus Cuida de Mim já vinha sendo tocada em todas as apresentações da turnê, mas sempre com o mesmo efeito diante do público.

Pai de dois filhos evangélicos, Zeca e Tom, Caetano falou do estranhamento do público em entrevista recente à Folha de São Paulo. “Essa é a única canção que não recebe aplausos entusiasmados. E isso não me surpreende. Para a maioria do público que vai ver Bethânia comigo, o interesse pelo assunto ‘igrejas evangélicas’ não é algo esperado nem desejado. Mas eu sei que pode criar conversas que não costumam se dar”.

Na mesma entrevista, Caetano também falou sobre o fato de uma pessoa que sempre se declarou ateu cantar um louvor. “Apenas acho que o que a negação da dimensão religiosa mais faz é diminuir nossa capacidade de ver a vida, a existência do que quer que seja. Não sou um teólogo nem posso dizer que passei por uma mudança em relação ao cristianismo dito evangélico. Apenas fui vendo, pouco a pouco, o quanto ele se tornou presente no Brasil. Por isso canto o louvor de Kleber Lucas na turnê com Bethânia”.

Evangélico ou não, Caetano Veloso exaltou a Estação Primeira de Mangueira, os Filhos de Gandhy, entre outras menções ao candomblé durante a apresentação.

Continua depois da publicidade

Baby e Vaca Profana vieram com diversas homenagens à Gal Costa, com imagens de várias fases da vida da cantora no telão, além dos irmãos clamando: “Gal Pra Sempre”.

A reta final rendeu momentos emocionantes com Gita, de Raul Seixas, o clássico O Quereres, além de uma linda versão para , de Iza. No bis, Sampa foi a novidade, com Caetano declarando todo seu amor por São Paulo.

Em Odara, Caetano e Bethânia deixam o palco enquanto a banda assume o protagonismo. Aliás, que banda fantástica! Backing vocals seguraram a canção, enquanto o quarteto de metais, a percussão e o trio de cordas (guitarra, violão e baixo) tomaram a frente do palco.

Uma noite histórica e repleta de agradecimentos. Caetano e Bethânia exaltando compositores, São Paulo, fãs, pastor e influências. E eu agradecendo minha mãe, que também estava no Allianz Parque e testemunhou um dos grandes momentos da carreira de Caetano e Bethânia.

Continua depois da publicidade

Para quem ainda não viu, a tour tem sequência em São Paulo neste domingo (15) e quarta (18), antes de ir para Salvador, Rio de Janeiro e Porto Alegre em 2025. Ainda há ingressos disponíveis.

Setlist  

  1. Alegria, Alegria
  2. Os Mais Doces Bárbaros
  3. Gente (Caetano Veloso)
  4. Oração ao Tempo
  5. Motriz
  6. Não Identificado
  7. A Tua Presença
  8. 13 de Maio
  9. Samba de Dois Rios
  10. Milagre do Povo
  11. Filhos de Ghandi
  12. Dedicatória
  13. Eu e a Água
  14. Tropicália
  15. Marginália II (Gilberto Gil)
  16. Um índio
  17. Cajuína (Caetano Veloso)
  18. Sozinho
  19. O Leãozinho
  20. Você Não Me Ensinou a Te Esquecer
  21. Você é Linda
  22. Deus cuida de mim (Kleber Lucas)
  23. Brincar de viver (Guilherme Arantes)
  24. Explode Coração
  25. As canções que você fez pra mim
  26. Negue
  27. Vida
  28. Sei Lá Mangueira
  29. A Menina de Oyá
  30. Exaltação à Mangueira
  31. Onde o Rio é Mais Baiano
  32. Baby (Caetano Veloso)
  33. Vaca profana (Caetano Veloso)
  34. Gita (Raul Seixas)
  35. O Quereres
  36. Fé (IZA)
  37. Reconvexo (Caetano Veloso)
  38. Tudo de Novo

Bis

  1. Sampa
  2. Odara (Caetano Veloso)

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

Especiais

Foram necessários 24 anos de espera até o retorno do Shelter ao Brasil. A banda nova-iorquina krishnacore que marcou época nos anos 1990, principalmente...

Agenda

A segunda edição do I Wanna Be Tour, que seria realizado em Curitiba no dia 15 de fevereiro no Estádio Couto Pereira e em...

Agenda

Para comemorar os 40 anos de carreira, completados em 2023, Os Paralamas do Sucesso escolheram o Allianz Parque, em São Paulo, para celebrar mais um capítulo...

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos