O que você está procurando?

Foto: Bárbara Cruz Caruso

BR

Com humor e sintetizadores, a banda Rã lança álbum de estreia, Praia Grande Shore

Lançado de forma independente, o álbum de estreia dos paulistas da Rã, já está disponível nas principais plataformas digitais. Intitulado Praia Grande Shore, o disco conta com dez faixas que se valem do humor e do uso do sintetizador como instrumento solista, no intuito de reabilitar e modernizar um tipo de rock mais “riffado e energético”.

Apesar do disco não ter sido pensado a partir de um conceito específico, o vocalista e baixista Rafael Xuoz revela que a ideia de um reality show fracassado parece amarrar bem a concepção do novo trabalho.

“Primeiro porque a Rã sempre cultivou uma capacidade de se enxergar criticamente e rir de si mesma. Depois, porque tematicamente acabamos orbitando em torno de uma certa desconexão da realidade, ou inversão de valores em que os sujeitos se mostram mais investidos na vida encenada dos meios de comunicação do que em sua realidade material”.

Continua depois da publicidade

O músico justifica a temática com algumas das faixas do álbum, como é o caso de Vídeo-Game, em que o personagem se fascina com o banquete sensorial promovido pelo jogo e admite se entediar com a vida fora da tela.

Já em Magnim, o sujeito convive numa relação esvaziada, com um colega de trabalho que ele conhece através da tela do computador, e passa a se questionar se a vida não passaria de um holograma.

Ou ainda Kawasaki, onde a motocicleta torna-se maior que um simples objeto de consumo e passa a representar a possibilidade de emancipação completa da realidade.

“Mesmo fora do entretenimento, nossas relações são mediadas por redes que exigem de nós algum nível de encenação do real, seja em relações afetivas ou de trabalho”, diz Xuoz.

Continua depois da publicidade

A música escolhida para a divulgação do disco, Banda Nada a Ver com Você, reflete sobre as dificuldades de se conectar com alguém de um universo completamente diferente, quando um roqueiro tenta conquistar uma pagodeira, mas “sua guitarra e seu jeito de roqueiro não são o que atraem a atenção dela – o que a faz mexer é o som do Péricles e a energia do pagode. A faixa tem riffs de sintetizador e guitarras marcantes, e uma letra que mistura sinceridade, melancolia e humor”, conta o tecladista Iuri.

Além de Rafael Xuoz e Iuri dos Teclados (voz e sintetizadores), a Rã é composta por Guilherme Finochio (guitarras) e Vinícius Borges (bateria). Formada em 2019, a banda carrega na bagagem os EPs Gugulândia (2020), Doce (2021), Rave (2022), além da trilha Rãnzinza (2021).

Continua depois da publicidade

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

BR

Um dos grandes do rap nacional e nome histórico do hip hop carioca, Daniel Shadow faz de sua arte uma carta de respeito pelas...

BR

Três anos depois do lançamento de Barco Futuro, sucessor do álbum visual A Trilha da Trilha, o músico e escritor Juliano Costa (Primos Distantes,...

BR

O cantor, compositor e quadrinista Camilo Solano lançou seu álbum de estreia, Quase Tudo Mundo, com produção musical de Yuri Queiroga. Dialogando com as...

Gringolândia

A banda mexicana de dance-rock Rey Pila, conhecida por sua atmosfera noturna e estética sombria, acaba de lançar seu quarto álbum de estúdio, Estan...

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos