Após se conhecerem em 2023 na turnê que uniu as bandas Tangolo Mangos (BA) e Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo (SP), os compositores Felipe Vaqueiro e Sophia Chablau lançam um compacto de duas músicas inéditas lançado no país pelo selo RISCO e em Portugal pelo selo/coletivo Cuca Monga.
A dupla conta com o baixista Marcelo Cabral e o baterista Biel Basile trazendo novas tonalidades para suas composições, explorando arranjos muito diferentes daqueles que os dois artistas trabalham com suas respectivas bandas. Gravado e co-produzido no Estúdio Canoa por Gui Jesus Toledo, é notável que os instrumentos que tomam força nas canções são teclados, órgãos e violões, mas sem abandonar a guitarra elétrica.
Em OHAYO SARAVÁ (Felipe Vaqueiro) as referências sonoras se mesclam, assim como a letra da canção, que tem partes em diversas línguas e fala sobre a comunicação, cumprimentos e seu poder de encontro e desencontro, ao mesmo tempo que aborda poeticamente outras imagens unânimes entre todos: acordar, trabalhar, ver o sol, descansar e pensar sobre o fato de que estrelas se apagam (mesmo ainda tendo mais de mil horas até que isso aconteça).
Neste fonograma, Felipe faz a voz principal e toca violão, enquanto Sophia faz os coros e toca sintetizador. “É curioso também porque eu estava animado com a ideia de mesclar inglês e português na época em que compus a música, justamente por ter ouvido Hello, de Sophia, antes de nos tornarmos amigos ou de sonharmos em lançar algo junto. Gravar uma versão dessa composição ao lado dela foi muito simbólico, quase profético”, comenta Vaqueiro.
Em NOVA ERA (Sophia Chablau/João Barisbe), Sophia Chablau assume a voz principal e toca violão, enquanto Felipe Vaqueiro toca guitarra elétrica e faz coros. A composição tem um tom direto e frases fortes do diálogo entre duas pessoas, no qual só ouvimos uma, mas que parece responder a todo momento essa outra.
Ao ser questionada sobre a composição, Sophia diz: “Quando eu fiz essa canção eu tava pensando muito sobre clichês que todo mundo já disse ou já ouviu do fim de um relacionamento, e em como, por mais que sejam clichês, continua sendo difícil rebatê-los. Escrevi essa música pra todo mundo que gostaria de sair desse ciclo e às vezes não sabe muito como.”.
Apesar de inédito para os dois, que até então não tinham lançado nada enquanto artistas “solo”, o compacto não põe pausa e nem fim em seus projetos anteriores. Os dois enaltecem a nova parceria, que trará mais novidades em 2025.