Minuto Indie anuncia nova edição do Festival 5 Bandas

Depois de um hiato pandêmico, o Festival 5 Bandas anunciou uma nova edição para o dia 31 de agosto, em São Paulo. Criado em 2014 por Alexandre Giglio, o Minuto Indie deixou de ser um blog/canal de youtube para ganhar os palcos com uma curadoria do que se destaca na música feita atualmente.

Um festival com o que há de mais novo e em destaque na cena contemporânea. Essa é a ideia do 5 Bandas, que surgiu de um quadro no canal do Minuto Indie, em que Giglio indicava cinco bandas para o público ouvir e prestar atenção.

Em sua quinta edição, o festival aporta em novo lugar em São Paulo, a Casa Rockambole, na Vila Madalena. Um crescimento gradativo para o evento que estreou em 2018, na Casa do Mancha em edição vinculada à SIM São Paulo, passou pela então Estúdio Bixiga, pelo Mundo Pensante e teve até uma edição carioca, no Estúdio Floresta.

Entre os artistas que já passaram pelo palco do festival estiveram Glue Trip, Papisa, Gab Ferreira, Pessoas Estranhas, The Raulis, Luísa e Os Alquimistas, Muñoz, Vivian Kuczynski, Walfredo em Busca da Simbiose, Basement Tracks, YMA, Oto Gris, Catavento, La Leuca, Romero Ferro, Tantão e Os Fitas, ÀIYÉ , Leto e John Filme.

A novidade deste ano é que, junto com a plataforma de divulgação musical Groover, o 5 Bandas abre um edital que irá contemplar duas vagas para tocar no festival. Para se inscrever, a banda deve criar um perfil na plataforma e gerar uma campanha com uma música autoral, selecionando o edital “Toque no Festival 5 Bandas”. A inscrição é gratuita e segue aberta até 9 de junho. Bandas/cantores que já têm perfil criado na plataforma também podem participar.

Cada artista/banda poderá se inscrever uma única vez e tem como obrigatoriedade ser brasileiro. Não serão permitidas músicas com qualquer tipo de descriminação ou preconceito, seja de origem, raça, gênero ou idade.

A curadoria, feita pelo 5 Bandas junto com a Groover, levará em consideração a qualidade artística, momento de carreira, compatibilidade com o festival, qualidade de apresentação ao vivo e profissionalismo em todos os aspectos. O anúncio dos selecionados será divulgado no dia 14 de junho.

“Essa parceria entre 5 Bandas e Groover faz com que a gente consiga potencializar o projeto ainda mais, nos permite pensar além da nossa bolha musical, dando oportunidades para artistas e bandas do Brasil inteiro poderem tocar num festival que tem o intuito de apresentar artistas novos. Nosso evento é um processo para fomentar a construção dos grandes performers de amanhã. Quem for selecionado não vai ganhar apenas um spot dentro de um festival, mas a exposição para um público que está prestando atenção, querendo uma novidade e quem sabe descobrindo ali sua mais nova banda favorita. Esse é o principal legado do 5 bandas”, ressalta Alexandre Giglio, fundador do Minuto Indie e diretor do festival 5 Bandas.

Festival 5 Bandas

31 de agosto – sábado
Casa Rockambole

Rua Belmiro Braga, 119 – Pinheiros

Inscrições edital

De 24 de abril a 9 de junho

Resultado: 14 de junho