O Festival Mais – Música Autoral e Independente Santista chega à 7ª edição (segunda deste ano) com diversas atrações gratuitas nesta sexta (6), sábado (7) e domingo (8). Nos três dias, o evento apresentará 12 shows, com destaque para Augusto Pakko, Filippe Dias, Mauro Hector e Casa Rasta. As apresentações acontecem na Lagoa da Saudade (Morro da Nova Cintra), Fonte do Sapo (orla da praia da Aparecida) e Novo Quebra-Mar (José Menino).
Esta edição teve recorde de inscritos. A primeira aconteceu em agosto, com 56 candidatos, e nesta foram 233 inscritos. Os 11 selecionados mostrarão a diversidade rítmica do País traduzida nos trabalhos dos músicos da Baixada.
Além dos inscritos, o Mais terá como convidada nesta edição a santista Rafa Laranja. A música instrumental também estará presente: tem Varo, com a afrolatinidade brasileira e os consagrados e premiados guitarristas Fillipi Dias e Mauro Hector. Participa ainda a talentosa Annie Marie, dona de mais de 15 milhões de plays nas suas músicas. O encerramento promete agradar os amantes de forró, com Diego Alencikas e banda.
“Temos a missão de juntar gente criativa, celebrando a música autoral e independente da região. E tem dado supercerto, como mostra o salto de interessados nas inscrições. Isso nos motiva cada vez mais”, afirma o músico e produtor Ugo Castro Alves, idealizador do festival. Mais informações estão disponíveis no Instagram: @festivalmais.
O Festival Mais teve início em 2013, quando Ugo teve a iniciativa de juntar diversos compositores da Baixada Santista para uma apresentação. Desde então, centenas de artistas e manifestações culturais passaram pelos diferentes formatos do Festival, que teve a versão Mostra, Elas, Verão e Ocupação, até amadurecer e tomar a forma do Festival Mais nos moldes atuais.
No período da pandemia, o evento contou com transmissão ao vivo on-line de mais de 20 horas de música, criando a ponte entre público e artistas no difícil de período de reclusão. Ainda dentro deste cenário, em parceria com o Sesc-Santos, realizou ação formativa para autogerenciamento de carreira de 15 compositores.
Em sua história também já documentou a carreira de quatro artistas independentes da região, produzindo curtas-metragens. O Mais conta com recursos financeiros de emenda parlamentar municipal e apoio da Prefeitura de Santos.
PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira (6) – Lagoa da Saudade (Morro da Nova Cintra)
18h – Augusto Pakko
19h – Leandro Zazá
20h – Rafa Laranja
Sábado (7) – Fonte do Sapo (orla da praia da Aparecida)
16h – Varo
17h – Mauro Hector
18h – Carolina Andrade
19h – Último Banco do Bar
20h – Anne Marie
Domingo (8) – Novo Quebra – Mar (orla do José Menino)
16h – Filippe Dias
17h – Preta Jô
18h – Casa Rasta
19h – Diego Alencikas