The Town revela São Paulo Square, palco para Jazz, com Jacob Collier no line-up

Stacey Ryan, Kamasi Washington, Snarky Puppy e Jacob Collier serão os headliners do São Paulo Square, palco do The Town com foco no jazz.

Dia 6

No dia 6 de setembro a headliner Stacey Ryan, de apenas 24 anos, que tem o dom raro de transformar desilusões amorosas em belas e vibrantes baladas soul-pop, vai fechar a noite com uma apresentação que promete causar muita euforia na Cidade da Música.

Pianista de Jazz com formação clássica, ela também toca guitarra, baixo, ukulele e trompete, possuindo uma habilidade inegável para contar histórias por meio das letras, melodias que percorrem caminhos inesperados e um senso singular de ritmo e estrutura musical, refletindo sua bagagem no Jazz.

Conhecida como “queen of Jazztok”, Stacey é um fenômeno do TikTok, com mais de 1,5 milhão de seguidores na plataforma.

No mesmo dia, o trombonista, compositor e produtor Joabe Reis também faz show no espaço. O artista lançou seu primeiro álbum em 2020, Crew in Church, aclamado pela crítica, com participação de Toninho Horta, Nelson Ayres e do trombonista nova-iorquino Elliot Mason. Joabe tem se destacado no cenário do Jazz nacional e possui um som altamente influenciado pelo Hip-Hop, Neo Soul, Funk e o Pop.

Antes, Tony Gordon se apresenta ao lado da São Paulo Square Big Band. Tony tem uma trajetória artística marcada pelo comprometimento com a arte e com sua entrega emocional em cada performance. Versátil, o artista tem explorado diferentes estilos, sempre demonstrando sua habilidade de transitar entre gêneros musicais.

Dia 7

No dia 7, é a vez do saxofonista de Jazz, compositor, produtor musical americano Kamasi Washington se apresentar. O cantor é uma estrela do Jazz moderno que surgiu na Los Angeles dos anos 2010 e tem entre seus trabalhos de destaque o The Epic Harmony of Difference, um EP originalmente encomendado para a Bienal de Whitney de 2017, e Heaven and Earth, ambos entre os mais aclamados deste século. Seu disco Dinner Party: Dessert recebeu a indicação de melhor álbum de R&B Progressivo no Grammy.

Kamasi divide as performances do dia com a Orquestra Mundana Refugi, formada por vinte e dois músicos imigrantes, refugiados e brasileiros de dez nacionalidades, sob a direção musical de Carlinhos Antunes. O grupo apresenta um repertório repleto de diversidade musical que reflete as culturas de seus integrantes. Os instrumentos vão do kanun ao acordeom, passando pelo piano, Kemanche, cítara chinesa, bouzouki, alaúde, ronroco, derbak, djembe, doudouk e tantos outros.

Já a cantora, compositora e multinstrumentista, Clariana, vai fazer um tributo a Amy Winehouse junto com a São Paulo Square Big Band. O projeto chamado “Amy Reggaehouse”, liderado pela artista, venceu o The Winehouse Awards 2020, uma premiação internacional apresentada por Amy Winehouse Family e Tropico Winehouse, na categoria “Melhor Tributo”. O projeto, que foi fundado e idealizado em Salvador, é considerado o melhor do mundo em homenagem à cantora britânica.

Dia 12

No final de semana seguinte, no dia 12 de setembro, a banda americana Snarky Puppy vai ser a principal atração da noite. Exibindo uma ampla gama de influências, incluindo funk, rhythm & blues, hard rock, soul clássico, gospel moderno, new tech, fusion e Jazz, o Snarky Puppy não é exatamente uma banda de Jazz, nem de fusion e definitivamente não uma jam band.

Seu mais recente álbum vencedor do Grammy, Empire Central, foi lançado em setembro de 2022. Com um som grandioso, ousado, relaxado e envolvente, o álbum foi enraizado em sua cultura nativa enquanto buscava novas direções.

Antes, o saxofonista, compositor, arranjador e produtor musical, Leo Gandelman, se apresenta no espaço. O artista é um dos principais responsáveis pela difusão do gênero instrumental para o grande público, colaborando, desde os anos 1990, para popularizar o Jazz brasileiro e outros estilos, tanto no Brasil quanto no mundo.

Já a São Paulo Square Big Band receberá duas lendas da Bossa Nova em um show que será emocionante. Com mais de oitenta anos de vida, sessenta dos quais dedicados à música brasileira, Alaíde Costa continua encantando todas as plateias para as quais continua a apresentar a sua arte, com voz delicada, afinação impecável e refinado gosto musical.

Ao lado dela estará Claudette Soares, grande personagem da Bossa Nova e do Sambalanço, uma das mais respeitadas e tradicionais cantoras da música brasileira e um dos principais ícones da Bossa Nova. Sua discografia é considerada uma joia da música brasileira e teve boa uma parte dela reeditada em CD na Europa e no Japão.

Dias 13 e 14

Nos dias 13 e 14 de setembro, o headliner Jacob Collier – cantor, compositor, multi-instrumentista e regente de coro de plateia premiado com o Grammy – subirá ao palco. Adorado pelo público e aclamado por músicos e críticos como um dos artistas mais inovadores dos tempos modernos, a abordagem de Collier, que transcende gêneros e é guiada pela comunidade, resultou em colaborações com músicos, orquestras e corais de todo o mundo, incluindo SZA, John Mayer, Oumou Sangare, Shawn Mendes, John Legend, Tori Kelly, Hamid El Kasri, Chris Martin e Ty Dolla $ign, entre outros.

Sua discografia até o momento lhe rendeu sete prêmios Grammy e 15 indicações, fazendo de Collier o primeiro artista britânico a ganhar um Grammy por cada um de seus primeiros cinco álbuns. Notavelmente, na cerimônia de premiação deste ano, Collier apresentou uma versão de ‘Let The Good Times Roll’ de Quincy Jones ao lado da estrela country Lainey Wilson, como uma homenagem à falecida lenda da música.

No dia 13 de setembro, Vanessa Moreno faz show antes da apresentação de Jacob Collier. Vencedora do Prêmio Profissionais da Música Brasileira em 2017 e 2018 na categoria ‘Cantora’, e em 2021 como ‘Cantora’ e também ‘Autora’, Vanessa se destaca como uma das maiores revelações musicais no Brasil. Vencedora do Prêmio Profissionais da Música Brasileira, Vanessa se destaca como uma das maiores revelações musicais no Brasil.

Sua discografia inclui o álbum SOLAR (2023), indicado ao Latin Grammy 2023 na categoria “Melhor Engenharia de Gravação para Um Álbum”.

Já Annalu e Ricardo Arantes farão um show emocionante com a São Paulo Square Big Band. Filha de cantores, Annalu foi criada em meio ao repertório das orquestras e bandas de baile de São Paulo, o que fez dela uma cantora eclética, com um repertório rico da melhor MPB e clássicos do jazz.

No último dia do The Town, 14 de setembro, o mineiro João Bosco Quarteto se apresenta antes de Jacob Collier. João é um dos grandes mestres da Música Popular Brasileira: cantor, compositor e violonista de estilo inconfundível, figura entre os artistas brasileiros mais prestigiados internacionalmente.

Com uma carreira marcada pela sofisticação melódica e pela fusão entre samba, Jazz e ritmos afro-brasileiros, ele construiu uma obra singular e atemporal, que segue não aderindo à modismos até hoje. Com seu maior parceiro, Aldir Blanc, compôs clássicos como O Bêbado e a Equilibrista, O mestre-sala dos mares, De frente pro crime e Corsário – músicas que até hoje marcam gerações após gerações.

Antes, Amanda Maria faz um show ao lado da São Paulo Square Big Band. Finalista do The Voice Brasil 2023, compositora e cantora de apurados recursos técnicos, aprendeu a amar o canto bebendo na fonte de grandes mestres como Elis Regina, Maria Bethânia, Gal Costa, João Bosco, passeando por Dianne Reeves, Stevie Wonder e Etta James.

O evento já havia anunciado a participação de nomes como Katy Perry, Iggy Pop, Bruce Dickinson, as bandas Green Day e Capital Inicial, entre outros destaques. O The Town acontece nos dias 6, 7, 12, 13 e 14 de setembro, no Autódromo de Interlagos.